Empresário Italiano teve papel fundamental nos setores de alimentação e construção civil, com trabalho e dedicação, deixando um legado de progresso e crescimento
![]() |
Carlo Sola - «25/9/1937 – V2/8/2025 |
Redação
Três Rios amanheceu de luto com a notícia do falecimento no último sábado (2/8), do empresário italiano Carlo Sola, 87 anos, cidadão trirriense, que durante décadas esteve à frente da Sola S/A Indústrias Alimentícias e posteriormente da Sola Empreendimentos Imobiliários, no ramo da construção civil.
A Sola teve grande importância nacional e internacional, durante seu funcionamento, ao atuar no ramo de charques, embutidos e carnes processadas, quando empregava centenas de trabalhadores de Três Rios e municípios vizinhos. O empresário era muito querido pelos funcionários e fazia questão de todo ano promover uma grande festa de confraternização na Associação Atlética Sola.
No ramo imobiliário, a partir da fundação da Sola S.A. Empreendimentos Imobiliários, no final da década de 1970, Três Rios ganhou empreendimentos importantes que foram um marco na construção civil, não só no município, como em todo o território fluminense. Na época, a construtora trabalhou na obra de mais de 100 casas populares para pessoas de baixa renda, no Conjunto Habitacional Morada Nova, na Jaqueira, tornando possível o sonho da moradia própria com casas de boa qualidade. Ao longo de décadas, em mais de 20 anos de atuação, a Sola Construtora alcançou a marca da mais de 3 mil unidades, reforçando a atuação competente do empresário e sua equipe.
Carlos Sola deixa seu nome na história do estado do Rio de Janeiro, como um homem de grande importância para o desenvolvimento econômico, especialmente de Três Rios e municípios vizinhos.
Viúvo de Paola Dallari Sola, falecida em 2020, Carlo Sola deixou os filhos Paolo, Sauro e Paula, além de netos e uma legião de amigos e admiradores.
O corpo foi velado na Ilha Di Capri, que sediou a Associação Atlética Sola (Ilha do Sola), no domingo, 3 de agosto. O sepultamento ocorreu às 16h, no Cemitério Municipal São José, em Três Rios.
Durante a manhã, diversas manifestações de pesar pela morte do empresário foram postadas nas redes sociais. Autoridades, empresários, empresas e demais instituições também manifestaram solidariedade aos familiares e amigos de Carlo Sola.
Mensagens:
“A atuação de Carlo Sola foi fundamental para a industrialização de Três Rios, especialmente nos setores alimentício e da construção civil. Um empresário visionário, que deixa um legado de desenvolvimento, oportunidades e valores que inspiram a indústria da nossa região até hoje”, declarou Waldir dos Santos Junior, vice-presidente da Firjan Centro-Sul Fluminense e presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Três Rios e Região (Sindicon-TR), ao qual a empresa da família Sola é associada.
“O município de Três Rios perdeu, no último final de semana, um de seus maiores empresários do setor industrial e da construção.
Carlo Sola foi um ícone como empresário e cidadão que amou Três Rios. Gerou empregos, foi protagonista do nosso desenvolvimento e levou o nome de Três Rios para todo o estado, como um município polo de oportunidades.
Como prefeito, não posso deixar de manifestar, mais uma vez, o meu profundo pesar e desejar conforto aos familiares.
O legado do empresário Carlo Sola estará para sempre em nossos corações!”, disse Jonas Dico, prefeito de Três Rios
“Carlo Sola foi um homem digno e trabalhador, um empresário que sempre batalhou para o crescimento da nossa cidade, e eu pude ter o prazer de conviver durante a minha infância. Sem sombra de dúvidas, deixa um legado incrível na história de Três Rios”, disse o vereador Professor Anderson Muriçoca, presidente da Câmara de Vereadores de Três Rios
“Carlo Sola não era apenas um empresário, era alguém que amava nossa região e contribuía para que ela se tornasse forte e próspera, construindo um lugar cada vez melhor para a gente viver. Aos amigos e familiares, desejo que Deus console e, em nome da nossa cidade: Muito obrigado!”, prefeito Julio Canelinha, de Paraíba do Sul
“Com profundo pesar, a Prefeitura Municipal de Comendador Levy Gasparian lamenta o falecimento do empresário Carlo Sola, um homem visionário, admirado por sua incansável dedicação ao trabalho e por sua valiosa contribuição para o desenvolvimento do nosso município.
O prefeito Claudio Mannarino, em nome de toda a administração municipal, expressa sua solidariedade aos familiares, amigos e colaboradores, desejando força, serenidade e conforto para atravessar este momento de dor.
O legado de Carlo Sola permanecerá vivo na história da cidade e na lembrança de todos que tiveram a honra de conhecê-lo e compartilhar de sua convivência”, publicou em nota a Prefeitura de Comendador Levy Gasparian
"Com imensa tristeza recebo a notícia da partida do querido amigo e empresário Sr. Carlo Sola. Três Rios perde hoje não apenas um grande empreendedor, mas um homem íntegro, generoso e sempre comprometido com o desenvolvimento da nossa cidade.
Seu legado permanece vivo na história que ajudou a construir, no exemplo de dignidade que sempre demonstrou e no respeito que conquistou por onde passou.
Meus sentimentos a toda a família e amigos. Que Deus conforte o coração de todos neste momento de dor", publicou Vinícius Farah, ex-prefeito de Três Rios e atual presidente do Detran.RJ
"Carlo Sola foi um empresário à frente do seu tempo. Criou oportunidades onde poucos viam possibilidade, gerou milhares de empregos e ajudou a moldar a identidade econômica de Três Rios. Seu papel vai além da indústria: ele acreditava no potencial da cidade e investiu aqui quando poucos acreditavam. Seu legado está nas empresas que fundou, nas famílias que ajudou e no desenvolvimento que impulsionou por décadas", disse Juliano Biondi, presidente do Sicomércio Empresarial Três Rios
“Carlo Sola sempre foi um visionário que ajudou a transformar nossa cidade e região com as Indústrias Sola. Seu legado de trabalho, integridade e amor por Três Rios permanecerá para sempre entre nós.
À frente da Sola Construtora, construiu muito mais que obras — edificou sonhos, gerou empregos e contribuiu diretamente para o desenvolvimento urbano e econômico do nosso município. Sua trajetória no ramo da construção civil foi marcada pela inovação, pela responsabilidade social e pelo compromisso com a qualidade de vida da população trirriense”, declarou Roselito Ventura Moraes, presidente da CDL Três Rios
"Fiquei muito triste ao saber do falecimento do empresário Carlo Sola. Essa família tem uma grande importância na minha vida e na minha casa.
Cheguei à Três Rios ainda na infância, por causa da Sola Indústria Alimentícia. Meu pai trabalhou a vida inteira nas filiais e na matriz da empresa. Eu, iniciei minha carreira profissional também lá em 1984, aos 14 anos de idade. E lá permaneci até o encerramento das atividades.
Assim como ele marcou minha casa, minha infância e minha vida profissional, tenho certeza que marcou muitas famílias - devido a sua importância para nossa cidade e região e pelos empregos ofertados - tanto na área alimentícia quanto na construção civil.
Aos familiares e amigos, meus sentimentos por esta perda tão importante.
Vá em paz, senhor Carlo Sola! ", declarou o vereador trirriense Professor Erquinho
“O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Petrópolis e Três Rios manifesta profundo pesar pelo falecimento do empresário Carlos Sola, cidadão trirriense que sempre foi reconhecido por sua dedicação ao desenvolvimento da cidade e pelo respeito nas relações com a comunidade e os trabalhadores.
Neste momento de dor, nos solidarizamos com seus familiares, amigos e todos aqueles que tiveram o privilégio de conviver com sua presença e seu legado.
Que sua memória siga como exemplo de trabalho, respeito e humanidade.
Nossos sentimentos e votos de força a todos os enlutados”, postou a entidade em suas redes sociais
Postar um comentário