Secretária Roberta Barreto recepcionou os estudantes e desejou sucesso na legislatura

Pela primeira vez na história, o Parlamento Juvenil da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) contou com estudantes dos 92 municípios fluminenses, que tomaram posse nesta segunda-feira (23/6), em sessão no Palácio Tiradentes, no Centro do Rio, sob os olhares atentos dos familiares e amigos e com transmissão ao vivo. Com isso, 97 alunos da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), parceira do projeto, assumiram seus mandatos juvenis para debater, apresentar projetos de lei, participar das comissões e do plenário e votar nos projetos, desta 16ª edição, além de elegerem a mesa diretora.

A sessão contou com a presença da secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, que ao lado das autoridades convidadas, destacou o papel democrático do projeto e a importância dele na formação intelectual dos estudantes.
“O Parlamento Juvenil reafirma o potencial dos nossos estudantes nessa ação que é extremamente necessária e relevante, pois estimula o exercício da democracia nos alunos, incentivando a reflexão crítica, o exercício da cidadania, a liderança e, claro, a vivência do processo legislativo” destacou a gestora.
De acordo com a Alerj, a 16ª edição alcançou novo recorde: 669 inscrições registradas (contra 376 em 2024) e mais de 18 mil votos computados. O deputado estadual Danniel Librelon, que presidiu a sessão, agradeceu a secretária Roberta pela parceria e por desenvolver a educação do estado.

“A Seeduc está proporcionando oportunidade de levarmos a política para os estudantes fluminenses. Agradeço a professora Roberta por este trabalho e também aos diretores e professores das escolas da rede estadual. Queremos mostrar que não existe barreira para quem quer representar a população de forma séria, especialmente a juventude. Queremos mostrar que o futuro deles na vida pública é um futuro próximo”, destacou o parlamentar.
A secretária Roberta Barreto endossou o apoio da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro em seu papel junto à Seeduc e pela população fluminense, e completou:
“O governador em exercício, deputado Rodrigo Bacellar, me procurou para pedir que recebesse o deputado Danniel Librelon e, juntos, fizéssemos esse marco histórico, a representação de todos os municípios. Por isso, aproveito e digo aos estudantes: vocês têm nas mãos a chance de participar de um projeto que traz conhecimento e compartilhamento com a comunidade onde vocês estão inseridos. Sejam felizes e desejo um excelente mandato a cada um”, concluiu a professora.

Em meio a sessão, houve a votação para presidente da mesa diretora do Parlamento Juvenil 2015, cargo para a qual foi eleita a estudante Júlia Conceição (17 anos), do Colégio Estadual Professor Dyrceu Rodrigues da Costa, de Rio Bonito, na Baixada Litorânea
“É um sentimento inexplicável e uma oportunidade única. Eu aprendi que somos seres políticos e nos aprofundarmos mais é conhecer nossos direitos e deveres. Entendo que todo mundo deve participar do que acontece ao seu redor. Isso é um sonho pra mim e espero representar cada um que acreditou em mim e servir de exemplo para os outros” afirmou a parlamentar juvenil e agora presidente da mesa diretora.
Importante destacar o protagonismo feminino nesta edição. Dos 97 parlamentares, 60 deles são meninas (incluindo uma PJ trans), que unirão forças com os 37 meninos para juntos formarem o Parlamento Juvenil 2025.
O evento teve a presença da subsecretária de Gestão do Ensino da Seeduc, Joilza Rangel, que atua fortemente nas ações pedagógicas para a rede estadual, tendo contribuído significativamente para o sucesso deste projeto ao fomentar a participação estudantil.
Entre homenagens e moções, a sessão contou ainda com apresentações artísticas nacionais e até mesmo uma internacional, promovida pela camerata da Orquestra Sinfônica da Ópera Nacional da China, que executaram obras do compositor Wolfgang Mozart.
A partir de amanhã, os estudantes participarão de ações em defesa de projetos no auditório da Escola do Legislativo do Rio de Janeiro (Elerj) e até dia 28 de junho da Mesa Diretora, de comissões temáticas e da votação plenária. As três propostas mais votadas poderão seguir para tramitação legislativa.
Esta é mais uma iniciativa da Seeduc que evidencia o protagonismo estudantil e o compromisso da pasta, sob a gestão da professora Roberta Barreto, com apoio do governador Cláudio Castro e do presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, em promover uma educação cidadã, democrática e transformadora, com representatividade de todos os municípios do estado.AscomSeeduc-RJ
Postar um comentário