Paróquia São Sebastião de Três Rios celebra seu Primeiro Centenário com grande festa
.jpg)
No último domingo, dia 18 de maio, centenas de católicos de Três Rios e região, se reuniram na Igreja Matriz de São Sebastião para celebrar um século de fé, união e missão! A festividade que iniciou no dia 4 de maio, durou quinze dias com missas diárias presididas por padres originários da cidade e que já trabalharam na paróquia.
.jpg)
O primeiro centenário da paróquia aconteceu no dia 17 de abril, porém, em meio as celebrações da quaresma e da Semana Santa, a paróquia optou por celebrar no mês seguinte, em maio.
.jpg)
Durante o quinzenário celebrado nos últimos dias, centenas de fiéis participaram das celebrações, que tinham um significado ainda mais especial para os católicos, já que, em virtude do centenário e do Ano Jubilar Mundial, a igreja matriz se tornou ambiente indulgencial, ou seja, que seguindo alguns critérios, concedeu absolvição total dos pecados a todos que passaram pela “porta santa” da matriz.
.jpg)
Ao longo das duas semanas, o resgate da memória e da história aconteceu antes de cada celebração, com um breve histórico diário de como tudo começou, desde a primeira capela construída onde hoje é a Rodoviária Roberto Silveira, até a chegada dos primeiros sacerdotes da Congregação do Verbo Divino, que há mais de 80 anos administram a paróquia.
.jpg)
As celebrações do último domingo iniciaram a tarde, com carreatas saindo de todas as paróquias criadas a partir da São Sebastião. Com as imagens de Nossa Senhora de Mont Serrat e Nossa Senhora Aparecida em Levy Gasparian, São José Operário no Triângulo, Santa Luzia na Vila Isabel e Nossa Senhora de Fátima no Monte Castelo, as ruas da cidade foram tomadas por dezenas de carros que fizeram uma grande festa até a Praça da Autonomia, de onde partiu uma linda e extensa procissão a caminho da Igreja Matriz, acompanhada pela Banda 1º de Maio.
Iniciada às 19h, a Santa Missa Solene foi presidida pelo Bispo de Valença, Dom Nelson Ferreira, e concelebrada pelo provincial da Congregação do Verbo Divino, Padre Denzil Crasta, SVD, pelo pároco, Padre Karel Kelalu, SVD, e diversos sacerdotes verbitas, religiosos e diocesanos. Marcada pela emoção e pela fé, a celebração durou mais de três horas e lotou a igreja matriz e o entorno.
.jpg)
Ao final, um lindo monumento ao padroeiro São Sebastião, foi inaugurado no pátio lateral da igreja, para marcar o primeiro século completado pela paróquia, logo após os agradecimentos de leigos e sacerdotes e a leitura do decreto de criação da paróquia, escrito há cem anos.
A grande celebração do centenário da Paróquia São Sebastião segue no próximo final de semana quando acontece, no sábado, dia 24, um grande Show de Prêmios no Independência Clube a partir das 15h e, no domingo, após a Missa das 19h, o Show Amigos na fé, com os padres Waldir Felipe, Gétero Rangel e Itamar Santos, na Praça São Sebastião, entoando lindas canções católicas. Texto e fotos: Pastoral da Comunicação
Imagens: Fotos Pascom
Postar um comentário