Em encontro com executivos da Envision Energy, em Xangai, governador ressaltou benefícios tributários e apoio com infraestrutura oferecidos pelo governo estadual
![]() |
Cláudio Castro se encontrou com o prefeito de Xangai, Gong Zheng |

“O Governo do Rio reconhece e valoriza empresas como a Envision, que combinam inovação tecnológica com compromisso ambiental. Vamos acompanhar de perto, para garantir que esse projeto avance com segurança e agilidade”, afirmou o governador.
Segundo Castro, investimentos como os que a multinacional realiza geram empregos qualificados, fortalecem a infraestrutura verde e consolidam o Rio de Janeiro como um hub de tecnologias limpas na América Latina.
“Somos o maior produtor de petróleo (89%) e de gás natural (76%) do Brasil. E também investimos na produção de 327 milhões de m3/ano de biogás e de 80,3 milhões de m3/ano de biometano, ficando, respectivamente, na segunda e primeira posições no país. Agora, queremos posicionar o Rio como um hub nacional de transição energética”, destacou o governador.
Referência nacional
Há ainda o projeto-piloto RJ Mobilidade Sustentável, que já utiliza dois ônibus movidos a gás natural e biometano em linhas intermunicipais, capazes de reduzir em até 20% as emissões de CO2, principal agente do aquecimento global. Já o projeto de energia eólica offshore avança para ser o maior do Brasil. Em parceria com a Petrobras, o Rio de Janeiro tem potencial para gerar mais de 510 mil novos empregos.
Reunião com prefeito de Xangai
“É um privilégio estar em uma cidade que simboliza inovação, desenvolvimento e protagonismo global. Rio de Janeiro e Xangai compartilham muitas semelhanças, sendo centros econômicos estratégicos para seus países. Temos interesse em aprofundar parcerias não apenas no setor energético, mas também em infraestrutura, tecnologia e inovação”, disse o governador.
Na reunião, o prefeito Gong Zheng sugeriu o reforço da cooperação comercial, industrial, turística e cultural entre o Estado do Rio e Xangai, além da intensificação de ações para garantir o desenvolvimento de cidades sustentáveis.
“Rio de Janeiro e Xangai são longe geograficamente, mas parecidos em seus objetivos comerciais. O Rio é um dos estados mais desenvolvidos da América Latina, por isso é importante estreitar esses laços econômicos. A exploração do mercado de energia limpa é uma das nossas metas, mas também queremos estudar projetos nas áreas de segurança e saúde”, afirmou o prefeito de Xangai. Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro
Imagens: Ernesto Carriço
Postar um comentário