Cinema Itinerante abre inscrições para curtas-metragens da região Centro-Sul Fluminense





O Rua Acesa Cineclube Itinerante, um projeto dedicado à difusão da produção audiovisual no interior do estado do Rio de Janeiro, está com inscrições abertas para a seleção de curtas-metragens produzidos na região Centro-Sul Fluminense. A iniciativa abrange os municípios de Paraíba do Sul, Três Rios, Comendador Levy Gasparian, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Vassouras, Paty do Alferes, Miguel Pereira, Areal, Sapucaia e Paracambi. O projeto visa a curadoria de 12 filmes que serão exibidos em praças públicas de Paraíba do Sul.

A seleção de curtas-metragens está aberta até o dia 3 de junho, e os cineastas locais podem inscrever quantos filmes desejarem, desde que atendam à exigência de duração entre 5 e 30 minutos. As produções devem se enquadrar em uma das seguintes categorias: ficção, experimental, comédia ou documentário. As inscrições podem ser feitas através do e-mail ruaacesacineclube@gmail.com.

Após cada exibição, o público terá a oportunidade de votar no melhor curta da noite, e a equipe vencedora receberá prêmios em dinheiro, com um valor de R$ 100, além de outros prêmios. Ao todo, serão quatro filmes premiados durante o evento, garantindo maior visibilidade para os cineastas da região.

Incentivo ao cinema independente


A proposta do Rua Acesa Cineclube Itinerante é fortalecer a produção audiovisual no interior do estado, criando uma plataforma para cineastas locais mostrarem seus trabalhos. "Ao exibirmos obras de artistas locais, estamos não apenas valorizando a cultura da nossa região, mas também promovendo um intercâmbio entre cineastas de diferentes municípios. A premiação é um reconhecimento do talento desses profissionais, que muitas vezes não têm a visibilidade que merecem", explica Lígia Gobbi, idealizadora do projeto.

Um cinema itinerante e acessível


Com sede em Paraíba do Sul, o projeto Rua Acesa Cineclube Itinerante tem como objetivo levar exibições gratuitas de filmes para as praças e quadras da cidade, criando um circuito alternativo de cinema e promovendo um espaço de debate e troca de ideias através de rodas de conversa após as sessões. A iniciativa é viabilizada por meio de incentivo público, com recursos da Lei Paulo Gustavo.

Desde a sua criação em 2024, o projeto já percorreu quatro bairros de Paraíba do Sul, abrangendo tanto o centro da cidade quanto a zona rural, e reuniu mais de 100 espectadores na primeira edição. Durante as exibições, o público também pode aproveitar pipoca gratuita e participar das discussões mediadas pela equipe do cineclube.

Para mais informações e atualizações sobre o projeto, é possível acompanhar o Rua Acesa Cineclube Itinerante nas redes sociais, através do Instagram @ruaacesacineclube.

A equipe do Rua Acesa Cineclube é composta por Lígia Gobbi, Messias Guimarães, Mariana Guimarães e Beatriz Rezende.


Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem