CEBI: Leitura Popular da Bíblia!

No último sábado, 22 de março, acolhemos na Paróquia de São José Operário o Encontro Estadual do CEBI-Centro de Estudos Bíblicos, para a animação e enriquecimento da Pastoral da Palavra, auxiliados pelo Assessor Nacional do mesmo CEBI, Barroco de Oliveira. Um novo método de leitura da Bíblia, uma leitura a partir da realidade e em defesa da vida, que ficou conhecida como a “Leitura Popular da Bíblia”.

Para divulgar, aprimorar e capacitar pessoas no uso dessa forma nova de ler e interpretar a Bíblia (metodologia), foi fundado, em 20 de julho de 1979, o CEBI-Centro de Estudos Bíblicos. O CEBI constitui uma associação ecumênica sem fins lucrativos, formada por mulheres e homens de diversas denominações cristãs, reunidos pelo propósito de captar e fortalecer esse jeito de ler a Bíblia para que, junto com Jesus, possamos orar: “Pai, eu te agradeço porque escondeste essas coisas dos sábios e entendidos e as revelaste aos pequenos. Sim, Pai, assim foi do teu agrado!” (Mt 11,25).

Hoje é possível dizer que a identidade do CEBI está diretamente ligada ao seu jeito de trabalhar com a Bíblia. O método usado é o elemento primeiro a identificar o que faz, quem é e como trabalha o CEBI. Frei Carlos Mesters popularizou o método com o triângulo hermenêutico: Realidade – Bíblia – Comunidade. Já faz mais de 20 anos que esse método está sendo difundido e hoje ele está bem arraigado, tornando-se inclusive um carisma particular do CEBI.

A experimentação desse método e a disseminação do conteúdo da releitura bíblica, a partir da aplicação do mesmo, marcaram a primeira etapa da caminhada. Isso não significa, todavia, que o método estagnou. Ao contrário, a cada etapa da caminhada, são descobertas novas facetas e novos ângulos. E a fidelidade ao método exige a permanente abertura às novidades que a luta revela. Foi, dessa maneira, que a releitura integrou, por exemplo, a análise literária da Bíblia, a análise sociológica, a leitura espiritual, a leitura orante, a leitura feminista, a leitura étnica, a leitura a partir do cotidiano, a leitura que leva em conta as relações interpessoais…

Afinal, método não é caminho? Caminho de vida, processo vivo! Simultaneamente, tanto o método quanto o conteúdo veiculado pelo CEBI vêm sendo enriquecidos por contribuições da ecologia, do bibliodrama, do ecumenismo, da leitura de gênero e por uma mais profunda compreensão dos processos de educação popular e cidadania.

Concretamente o CEBI se propõe:

- Aprofundar e consolidar essa leitura da Bíblia que defende e promove a vida, através da inserção em comunidades eclesiais, grupos populares e movimentos sociais

- Espalhar e divulgar, entre os pobres, esse jeito comprometido de ler a Bíblia e, assim, devolver ao povo o que nasceu do povo, a Palavra de Deus, a Palavra da Bíblia

- Articular e organizar a prática da leitura orante feita dentro da realidade e da comunidade, despertando a solidariedade e a cooperação na busca de soluções para os problemas do cotidiano

- Gerar uma espiritualidade que defende todas as formas de vida, começando por aquelas que hoje estão ameaçadas

- Ajudar pessoas a se formarem e fazerem do estudo e da ciência não um instrumento de domínio, mas de serviço ao povo

- Descobrir, com a ajuda da Bíblia, a Palavra de Deus na vida do povo, a fim de se chegar a uma nova consciência de cidadania, contribuindo para criar uma sociedade mais digna, justa e sustentável (Cf. Site do CEBI).

Medoro, irmão menor-padre pecador

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem