Feliz daquele que tema Vermelho e Branco no coração!

 


Este o título do livro de Fernando Ferreira de Oliveira, jornalista e carnavalesco trirriense, que conta a história da Escola de Samba Bambas do Ritmo, do bairro Cantagalo, nesta cidade.

    Sempre minucioso e atento aos festejos carnavalescos e preocupado em preservar a história do nosso carnaval - e não só da sua Escola -Fernando foi guardando e selecionando precioso conteúdo e depoimentos importantes sobre esta grande festa popular.

      Na apresentação de seu livro fez questão de afirmar: Nesta obra reforçamos a importância de resguardar a memória do nosso carnaval e das demais agremiações carnavalescas que tanto enriquecem a nossa cultura. Que este livro seja instrumento de pesquisa, discussões proveitosas sobre nosso carnaval e as Escolas de Samba. E acima de tudo, um registro ­­­­- mesmo que pouco -do muito que foi feito pela nossa cultura por meio do GRES Bambas do Ritmo. ’’    

Nós que só acompanhamos as Escolas de Samba aplaudindo os desfiles na grande Avenida, não fazíamos ideia das lutas e preocupações de uma agremiação carnavalesca! E, muito menos, da criação, fundação de uma Escola. Mas lendo e relendo este livro do Fernando, começamos a entender, a admirar e valorizar mais as nossas agremiações nos dias de hoje.

      A cada capítulo do livro do Fernando vamos conhecendo e admirando os pioneiros que fizeram e fazem parte da bonita e emocionante história da Escola Bambas do Ritmo. Enumerá-los, todos, aqui neste modesto artigo, seria impossível. Alguns já até nos deixaram.  Mas sempre serão lembrados, continuam fazendo parte, de onde estiverem. Começo enumerando alguns: Joel São Tiago, braço-direito do Fernando, Guará, Selmarino, Nana, Titiu, Mestre Deolézio, Elail de Lima, Jussara Lima, Lincoln Rodrigues, Laís Helena, Ezilma Teixeira, Sebastião de Pádua, Wanderley Rodrigues, Márcia Torreão, Prefeito Joa, Marocas, Trajano, Antônio Carlos Rangel, Valéria Bastos, Júnior Pernambucano, José Rodrigues, Gilber Rosa, Gustavo Carvalho, Lulu, Edvaldo Freire, Dirceu Duarte, Lilinho, Írio Duarte, Jonair de Christoe tantos outros nomes. Lendo o importante e oportuno livro do Fernando, todos saberão quantos outros nomes trabalharam e ainda trabalham pelo GRES Bambas do Ritmo. Oportuno mencionar aqui: o livro do Fernando encontra-se à disposição dos carnavalescos interessados na CL Prime, livraria que fica no Shopping Olga Sola, no primeiro andar.

O livro traz ainda um pouco das demais agremiações carnavalescas trirrienses. Da página 209 à página 242 temos registrados os desfiles do ano de 1972 até 2024. Nestas páginas encontramos as classificações, os enredos apresentados, os locais dos desfiles, as letras e os autores dos sambas de enredo.

        Fernando, há mais de 34 anos trabalhando no jornalismo de nosso município – não só no Entre - Rios Jornal, mas também nos antigos e importantes O Cartaz, Correio Trirriense e Jornal da Cultura– é testemunha e profissional competente em tudo o que programa e realiza.

O livro ´´Feliz daquele que tem a Vermelho e Branco no Coração´´ foi lançado oportunamente no dia 2 de dezembro de 2024, ´´Dia Nacional do Samba´´. E em homenagem antecipada aos 60 anos de fundação da Escola de Samba Bambas do Ritmo – celebrados no dia 13 de janeiro deste ano de 2025. Fernando sabe da importância de se manter viva essa tradição tão significativa de uma Escola de Samba. Seu livro não é apenas um livro: é um precioso documento. Merece estar nas estantes de todos os componentes da Escola muito querida do bairro Cantagalo.

            Da página 243 à página 249, Fernando nos fala sobre o TROFÉU ZIRIGUIDUM, criado em 2002, para o desfile de 2003. Segundo ele, ´´para valorizar os artistas do carnaval trirriense em diversos seguimentos``. A premiação partiu de uma sugestão do saudoso diretor-presidente do Entre–Rios Jornal, José Rubem Pontesde Souza. Fernando, carnavalesco e funcionário do Jornal, ficou responsável pelo troféu. Desde que a premiação começou a ser analisada, o troféu se tornou o OSCAR do carnaval trirriense.

             Só mesmo o Fernando, junto ao querido Joel São Tiago e a tantos outros ´´carnavalescos doentes`` para nos presentear com este precioso livro – que nos fala não só sobre o Bambas do Ritmo, mas sobre todo o carnaval de Três Rios. Um livro que tem seu devido valor.

              Mas vamos encerrar este artigo com uma alvissareira notícia – e sobre carnaval, ainda. No dia 4 de fevereiro deste ano, à página 7 deste jornal saiu esta notícia:´´ Império do Amanhã: escola de samba Mirim estreia na Avenida Condessa do Rio Novo este ano!   Segundo a matéria no jornal, a iniciativa é de Fernando Marciano. Esta Escola Mirim foi fundada em 12 de outubro de 2024, no Dia das Crianças. As cores da Escola Mirimsão o azul e o amarelo.  E tem, como símbolos, uma coroa e um carrossel com cavalos –um dos brinquedos populares em parques de diversão. O samba de enredo já foi gravado na voz bonita da pequena e talentosa Valentina Mossi, que tem a companhia do jovem cantor GB. Parabéns à Escola Mirim Império do Amanhã! Estaremos lá, na Avenida, aplaudindo e incentivando a criançada. Será a primeira escola a desfilar, abrindo o desfile das campeãs, que será no dia 8 de março, sábado. Feliz carnaval a todos!  

 

            

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem