Pessoas em cumprimento de pena se formam e recebem certificado em cursos de capacitação profissional através de projeto do Governo do Estado. (Divulgação Gov RJ)
O cerimonial contou com a presença de autoridades como o presidente da Fundação Santa Cabrini, Clécius Silva de Sousa; a subsecretária de Políticas Inclusivas, Bia Pacheco; o deputado estadual, Fred Pacheco; e o presidente do Instituto de Integração de Políticas Públicas, Carlos Candido Dias. Durante a cerimônia, os discursos reforçaram a importância da capacitação profissional como instrumento de transformação social e reintegração ao mercado de trabalho.
O presidente da Fundação Santa Cabrini, Clécius Silva de Sousa, enfatizou o papel da qualificação na mudança de vida dos formandos.
“Hoje, vocês escrevem um novo capítulo de suas histórias através da qualificação profissional. Isso não seria possível sem o apoio do Governo do Estado, da Secretaria de Administração Penitenciária e de parceiros como a Secretaria de Políticas Inclusivas, o Instituto de Integração de Políticas Públicas e o Deputado Estadual Fred Pacheco, que destinou recursos para tornar este projeto uma realidade. Nosso Governador, Cláudio Castro, confiou a nós a missão de capacitar e inserir no mercado de trabalho aqueles que buscam uma nova oportunidade. Meu agradecimento a todos que, direta ou indiretamente, contribuíram para que essa formatura fosse um sucesso”, disse Clécius Silva de Sousa.
A subsecretária de Políticas Inclusivas, Bia Pacheco, destacou a relevância da iniciativa.
“É um dia muito alegre e significativo. Esse curso é de extrema necessidade e urgência, e sabemos que a jornada dos formandos é desafiadora. No entanto, a transformação começa com ação, e vocês demonstraram o desejo de agir e mudar suas vidas. Agradeço à Fundação Santa Cabrini, ao Deputado Fred Pacheco e ao Governador Cláudio Castro por viabilizarem esse projeto”, reforçou Bia Pacheco.
O deputado estadual Fred Pacheco também ressaltou a importância da segunda chance.
“Gostaria de agradecer ao presidente Clécius, à subsecretária Bia Pacheco e ao nosso governador Cláudio Castro, que entende a necessidade de investir e acreditar nas pessoas. O poder público oferece a capacitação e a oportunidade, mas são vocês que fazem a diferença ao abraçá-las. Descobrir que a segunda chance é uma oportunidade real faz toda a diferença. Parabéns a todos os formandos por superarem desafios e se reinventarem.”
A cerimônia reforça o compromisso das instituições envolvidas com a reinserção social e profissional de pessoas em cumprimento de pena, permitindo-lhes reescrever suas trajetórias com dignidade e esperança. Além de promover a qualificação profissional, a iniciativa ressalta a importância da inclusão social, garantindo que aqueles que buscam um recomeço tenham acesso a oportunidades concretas de mudança.
Ascom Segov
Postar um comentário