Antologia celebra a poesia regional e promove encontro de 34 poetas

"Poemas Esparsos" dá voz a talentos inéditos e fortalece a cena literária regional

O idealizador do projeto, Joel São Tiago, junto a poetisa Irene Rivello, 94 anos, que está entre os 34 autores

Redação

Uma iniciativa inédita celebra a força e a beleza da poesia regional. A antologia “Poemas Esparsos” reúne 34 poetas dos municípios de Três Rios, Paraíba do Sul, Areal e Comendador Levy Gaspariam e marca um momento histórico para a literatura local. Esses autores, até então inéditos, encontram nas páginas desse livro uma oportunidade de compartilhar suas emoções, vivências e talentos.

 
Idealizado pelo produtor cultural Joel São Tiago, com o apoio do empresário do ramo editorial Bruno Miranda, o projeto também é uma homenagem ao potencial artístico da região.

“Era um sonho antigo reunir numa antologia o trabalho de alguns desses artistas.Sempre considerei como indicativo da nossa produção artística os quatro municípios que estão interligados em sua origem geográfica - Paraíba do Sul, Três Rios, Comendador Levy Gasparian e Areal, que mantêm até hoje um vínculo indissociável, em especial no que diz respeito à cultura”, comenta Joel São Tiago.



A obra ganha vida com a capa assinada pelo premiado cartunista e caricaturista Ulisses Araújo, uma verdadeira obra de arte por si só, e conta com a diagramação cuidadosa de Fernando Ferreira, da redação do Entre-Rios Jornal, garantindo uma apresentação que faz jus ao talento dos autores

O lançamento, marcado para o dia 22 de março, às 19h, na CL Prime, no Shopping Olga Sola, promete ser um evento lítero-musical, repleto de atrações culturais e recitais que darão voz aos versos dessa coleção única. É uma celebração da palavra e da criatividade, uma prova de que a arte é um poderoso elo entre as comunidades e suas histórias.

O prefácio é da escritora, poetisa, mestre e doutora em letras Helena Marsouc Arruda, autora dos livros Interditos (Batel, 2014); Mulheres na ficção brasileira (Batel, 2016); Corpos-sentidos (Patuá, 2020); Identidades em fuga: personagens-escritoras no romance brasileiro do século XXI (Margem da Palavra/ Urutau, 2021); Há uma flor no abismo (Urutau, 2021); Ave rara: uma arqueologia da palavra (Urutau, 2023). Helena tem trabalhos publicados em diversas antologias e revistas literárias, tendo sido finalista do Prêmio Off Flip de Literatura nas categorias Poesia e Crônica nos anos 2021, 2022 e 2023.

 
A obra conta ainda com um texto de apresentação (nas orelhas do livro) assinado por Affonso Henrique Vieira da Costa, professor associado da UFRRJ, professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRRJ e autor dos livros Palimpsesto (2022) e Da experiência do deserto (2024), ambos pela editora Via Verita.

A plêiade reúne talentos de faixas etárias bem diferentes, a exemplo da jovem Anna Clara Costa, 22 anos, à veterana poetisa Irene da Motta Rivello, com 94 anos de muita inspiração e amor pela literatura.

Mais do que uma coletânea de versos, Poemas Esparsos é um tributo à diversidade e ao vigor da poesia regional. Com a curadoria de Joel São Tiago, o apoio de Bruno Miranda e contribuições de renomados escritores como Helena Marsouc Arruda e Affonso Henrique Vieira da Costa, a obra revela a potência criativa de 34 poetas de diferentes gerações. O livro não apenas eterniza suas palavras, mas também reafirma a literatura como um elo entre memórias, culturas e territórios.

Imagens: Reprodução

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem