Escola destaca conquistas e presenteia alunos com a chegada de Papai Noel

Diretora criada na comunidade, fala de transformações e inclusão e se despede do cargo com gratidão




Redação

Em 2024, Escola Municipal Laura Silva Ribas, na Cidade Nova, viveu momentos de transformação importantes, como a surpreendente chegada do Papai Noel, no dia 12 de dezembro, quando os alunos receberam presentes do bom velhinho. A novidade foi resultado de uma parceria com os Correios, por meio do projeto "Papai Noel dos Correios - 35 anos: Adote uma cartinha e faça uma criança sorrir", coordenado por Viviane Amorim.

 

Mais do que um simples evento natalino, essa ação simbolizou o esforço contínuo de uma gestão escolar em proporcionar experiências significativas e inclusivas, onde a fantasia e a alegria do Natal levaram luz e esperança para as crianças daquela comunidade.

 

“Como moradora e aluna desta comunidade, que vivi e cresci, foi com grande amor e compromisso que assumi a missão de, ao longo de quase dez anos à frente da gestão escolar, representar nossa comunidade e garantir que nossos alunos tivessem acesso a uma educação de qualidade. Conquistamos muitas vitórias, tanto para a estrutura física quanto para a melhoria na qualidade do ensino. Através da parceria com a Secretaria de Educação do município, conseguimos transformar a infraestrutura da escola, com a realização de reformas, criação de uma sala de recursos e a instalação de salas climatizadas, que garantem um ambiente mais confortável e digno para nossos alunos e profissionais”, disse a diretora Edilena do Espírito Santo de Souza.

 

A diretora conta ainda que obteve o apoio fundamental da comunidade, que se uniu para fornecer cortinas e garantir um ambiente ainda mais acolhedor para os alunos, que tiveram experiências educativas fora do comum, com a ampliação da jornada escolar, que ofereceu mais tempo de aprendizado e menos tempo nas ruas. “Atualmente, nossa escola é reconhecida entre as cinco melhores do município em índice de qualidade educacional”, destaca Edilena.


Os alunos recebem três refeições diárias de qualidade, por meio do programa de tempo integral, garantindo que estejam bem alimentados e preparados para aprender. A escola do município trabalha com dedicação para a inclusão social, com destaque para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que estão sendo alfabetizados e acompanhados por programas neuropsicológicos especializados, com a parceria da Faculdade Ensine-JF, que oferece suporte fundamental para o desenvolvimento integral desses estudantes e garante um aprendizado mais respeitoso e individualizado.

A diretora destaca, também, que o apoio do governo municipal foi essencial para a concretização dessas conquistas. “Agradecemos profundamente ao prefeito Joa e ao vice-prefeito Professor Jacqueson Lima, que com carinho e atenção, deram a nossa escola a dignidade que ela nunca havia vivido antes. Graças ao esforço conjunto, nossa escola agora oferece uma infraestrutura e serviços que garantem dignidade e respeito aos alunos, profissionais e à comunidade”.

“Hoje, encerro este ciclo com gratidão, sabendo que comecei como moradora, aluna e professora, e agora, como diretora, posso ver o impacto dessas mudanças. Em breve, sigo em busca de novos desafios acadêmicos, com o objetivo de me formar como neuropsicóloga, para continuar promovendo a inclusão e o aprendizado, respeitando as necessidades de cada criança. A história da nossa escola está apenas começando, e com a continuidade do apoio de todos, ela seguirá transformando vidas e construindo um futuro mais justo e igualitário para nossas crianças”, conclui a diretora.

Imagens: Reprodução








Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem