Secretarias de Educação e Saúde promovem campanha para prevenir uso do vape entre adolescentes

A iniciativa tem o objetivo de conscientizar os estudantes para os riscos à saúde



A Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc) e a Secretaria de Estado de Saúde (SES) vão promover a ‘Semana de Conscientização sobre o Vape nas escolas da rede estadual', que ofertam o Curso de Formação de Professores. Nos dias 12, 13 e 14 de novembro, os Colégios Estaduais Professor José Accioli, em Marechal Hermes, na Zona Norte, Julia Kubitschek, no Centro, e Sara Kubitschek, em Inhoaíba, na Zona Oeste do Rio receberão médicos especialistas que vão abordar o assunto. As ações fazem parte da campanha "Vape é Jogo Sujo". A iniciativa tem como objetivo promover a conscientização dos estudantes sobre este tema tão relevante, que, infelizmente, está ganhando força entre os jovens.

Durante as palestras, serão abordados assuntos como: “o que é o cigarro eletrônico”, “qual tipo de substâncias ele tem e o que diferencia ele do cigarro tradicional;” “como a substância age no corpo”; “quais principais doenças o cigarro pode causar” e “como parar de fumar”.

A secretária de Estado de Educação do Rio de Janeiro, Roberta Barreto, destaca a importância desta parceria com a Secretaria de Saúde.

“Essas ações nas escolas são fundamentais, pois assim conseguimos conscientizar nossos jovens para que não sejam potenciais fumantes no futuro. É necessário agir o quanto antes, uma vez que a prevalência de jovens fazendo uso do cigarro eletrônico tem crescido gradativamente nos últimos anos, conforme pesquisas divulgadas”, afirmou ela.

Apesar da proibição da venda de cigarros eletrônicos no país, em vigor desde 2009, o número de brasileiros de 18 a 24 anos que já usaram estes dispositivos aumentou de 19,7% para 23,9% no ano passado, segundo dados do Ministério da Saúde.

“Conscientizar sobre os cigarros eletrônicos é um papel dos órgãos de saúde pública, como da Secretaria de Estado de Saúde. Os riscos de dependência do vape são graves, sendo, inclusive, uma porta de entrada para os cigarros convencionais, como mostram alguns estudos. Por isso, estamos com a campanha também nas escolas com objetivo de reduzir o consumo dessas substâncias entre os estudantes das escolas públicas do nosso estado”, destacou a secretária de estado de Saúde, Claudia Mello.

Serviço:

Pauta: Educação e Saúde promovem campanha nas escolas para conter crescimento de consumo de vape entre jovens

Data/hora: Quarta-feira (12/11), das 9h às 9h40, e (13/11), das 14h às 14h40.

Locais: CE Professor José Accioli - Rua Costa Filho, 500 - Marechal Hermes, RJ, CE Julia Kubitschek - Rua General Caldwell, 182 - Centro, RJ, CE Sara Kubitschek - Av. Manuel Caldeira de Alvarenga, 1203 - Inhoaíba, RJ

Fonte: Ass. de Imprensa/ Sec. de Estado de Saúde - RJ

Imagem: Reprodução


Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem