Documentário sobre os 60 anos do Bambas é apresentado no cinema

Primeiro episódio mostra começo da escola e mais três serão lançados em breve



Redação



Em uma sala de cinema, num shopping no Centro de Três Rios, mais de 100 convidados foram assistir a estreia do documentário (websérie) “Feliz daquele que tem a Vermelho e Branco no coração”, produzido com incentivos da Lei Paulo Gustavo, por Dirceu Duarte (projeto e roteiro), Edvaldo Freire (direção) e Bruno Lopes (produção).



Algumas pessoas ligadas ao passado de uma das mais importantes escolas de samba do carnaval trirriense compareceram e se emocionaram com as cenas exibidas na grande tela de um cinema. Em 13 de janeiro desse ano a escola completou 60 anos de fundação.



Marcaram presença o fundador Jaime Rodrigues (Nana); o intérprete mais longevo em uma escola de samba da cidade, Genê; a ex-presidente da escola e diretora da Velha Guarda, Rosimar Oliveira (Gugu); a diretora de carnaval e vice-presidente Rogéria Bastos acompanhada do marido, o diretor Carlos Bastos; o destaque da escola e grande nome da cultura trirriense, Joel São Tiago; a professora e filha do ex-presidente Elail Lima, Jussara Lima; o ex-presidente e ex-diretor Carlos Onofre Barros (Carlinhos Ceguinho); o diretor Carlos Lamba acompanhado da esposa Luci e da filha Tarcila, entre outras personalidades, baluartes, torcedores e simpatizantes da escola vermelho e branco do bairro do Cantagalo. Estiveram presentes, também, diretores de outras agremiações da cidade.



Segundo os produtores, foram aproximadamente seis meses e incontáveis horas entre gravações, visualizações, criação de roteiro, decupagem (recorte e ordenação de cenas) e edição, até o produto final.



Alguns depoimentos, gravados por Joel São Tiago e Edvaldo Freire em meados da primeira década de 2000, seriam usados em um documentário, porém o projeto não avançou e as filmagens ficaram guardadas.



Dirceu Duarte, filhos de dois baluartes da escola, resolveu resgatar o projeto audiovisual com um novo olhar. O ex-presidente também incentivou, junto a Joel São Tiago e Edvaldo Freire, a edição do primeiro exemplar do livro “Feliz daquele que tem a Vermelho e Branco no coração”, assinado pelo ex-carnavalesco da escola, Fernando Ferreira. A obra literária será lançada no dia 2 de dezembro, Dia Nacional do Samba, no bar temático Benguelê, no Cantagalo.



Na próxima sexta-feira (8), o primeiro episódio estreia no YouTube, às 19h, no canal “60 Anos Bambas”.

Imagens: Reprodução














Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem