O município de Areal deu início, na última semana, a duas importantes ações voltadas à sustentabilidade e à gestão estratégica, fruto de uma parceria entre o Sebrae e a Prefeitura. Os projetos visam preparar o município para os desafios das mudanças climáticas e construir políticas públicas que promovam um futuro mais sustentável.
Oficina de Resiliência na Gestão das Cidades
A oficina reuniu lideranças e a equipe técnica do município para elaborar um plano de ação com foco em resiliência urbana, conceito que abrange a capacidade de adaptação e recuperação de uma cidade frente a eventos adversos, como desastres naturais ou provocados pelo homem.
Para construir uma cidade resiliente, é essencial:
- Investir em infraestrutura crítica com base em cenários de risco e projeções climáticas;
- Integrar recursos naturais à estratégia de resiliência;
- Capacitar a população e engajá-la nas decisões;
- Desenvolver planos de gestão de riscos e mecanismos de recuperação;
- Compartilhar experiências e conhecimentos com outros municípios;
- Estabelecer cargos específicos para ações de redução de riscos e desastres;
- Estimular a colaboração da iniciativa privada.
Projeto Carbono Neutro
A segunda ação iniciada foi o Projeto Carbono Neutro, com a realização do diagnóstico situacional do município. Esse diagnóstico é o primeiro passo para a implementação de uma política pública de neutralização de carbono.
A Estratégia Território Carbono Neutro, metodologia utilizada no projeto, avaliará o estágio de Areal em relação a mudanças climáticas, governança, gestão territorial, capacidade financeira, administrativa e de negócios. A partir disso, será proposta uma agenda local personalizada, com prioridades definidas para facilitar a captação de recursos necessários à implementação das ações climáticas.
Equipe técnica mobilizada
A iniciativa contou com a participação de diversas secretarias do município:
- Desenvolvimento Econômico
- Administração
- Fazenda e Planejamento
- Obras, Gestão Pública e Compras Governamentais
- Serviços Públicos e Transportes
- Procuradoria
- Obras e Infraestrutura
- Assistência Social
- Casa Civil ou Governo
- Defesa Civil
Próximos passos
Nas próximas etapas, serão elaborados planos de ação para a política pública de carbono neutro, além do desenvolvimento de projetos para captação de recursos, tanto no âmbito público quanto privado, nacional e internacional.
Segundo Jorge Pinho, Coordenador regional do Sebrae, “essas iniciativas reforçam o compromisso do município com a construção de um futuro sustentável e preparado para os desafios climáticos e consolida a parceria entre o Sebrae e a gestão do município de Areal”
Postar um comentário