As eleições deste ano foram marcadas por equilíbrio na definição de cada prefeito. Das oito cidades da região, metade reelegeu o chefe do executivo e a outra parte optou por renovação.
Em Três Rios, maior colégio eleitoral da região, Joa venceu com mais de 60% dos votos válidos. Vinicius Farah (União Brasil) ficou em segundo, com 31,29%, Rossimar Caiaffa (PRTB) em terceiro, com 5,28%, e Celso Jacob (MDB) em último, com 2,45%.
Em nota divulgada ao Entre-Rios Jornal, Joa celebrou os 28.632 votos recebidos. “Quero agradecer a Deus, ao povo trirriense e minha equipe. Enfrentamos nesta campanha situações atípicas em um processo eleitoral limpo e propositivo. A resposta que o povo trirriense deu nas urnas foi um "sim" ao trabalho de infraestrutura que estamos fazendo na cidade desde que assumimos. Agora temos pela frente a missão de continuar esse projeto de infraestrutura e aplicar nosso novo plano de governo. Obrigado meu Deus e povo trirriense.."
No entanto, a situação de Joa segue indefinida, com seus votos constando como "anulado sub júdice" no sistema de contabilização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na quinta-feira (3), O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE) reformou a sentença de registro de candidatura de Joa e, por unanimidade, o indeferiu da candidatura à reeleição. O atual prefeito teve a candidatura rejeitada por conta de irregularidades em sua gestão como presidente da Câmara Municipal, em 2013. Ele recorreu da decisão e aguarda novo julgamento para ter a confirmação se continuará ou não na prefeitura no ano que vem.
Sendo assim, ele pôde concorrer às eleições, no entanto, o resultado está dependente do julgamento sobre a candidatura. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, se após o julgamento do recurso o registro for normalizado, os votos se tornam válidos; por outro lado, caso o registro seja indeferido mesmo após o recurso, os votos continuam anulados. A jurisprudência mais recente da Justiça Eleitoral indica que, em caso da chapa estar cassada, ou seja, se o vice não puder assumir, novas eleições devem ser convocadas. Nesta situação, o presidente da Câmara de Vereadores pode assumir como prefeito em exercício.
Reeleitos
Nos outros três municípios da região que votaram por manter os atuais prefeitos no cargo, as disputas passaram longe de serem acirradas.
Breninho (PRD), com incríveis 81,07% dos votos, venceu Marcio Lara em Sapucaia; Claudio Mannarino (UNIÃO BRASIL), com 76,68% dos votos, derrotou Edilaine da Saúde (REPUBLICANOS) em Levy Gasparian; e Gutinho Bernardes (PP) se reelegeu em Areal, com 80,76% dos votos, em disputa contra Celso da Padaria (PL) e Flávio Bravo (SOLIDARIEDADE).
Mudanças
O grande destaque nas mudanças na cadeira de chefe do Poder Executivo municipal ficou por conta de Vassouras. Aos 53 anos de idade, Rosi Silva (PP) foi a primeira mulher eleita na cidade e uma das primeiras em toda região. Após ser a primeira vice-prefeita, cargo que ocupou nos últimos quatro anos,ela obteve 48,06% dos votos na eleição, vencendo Kiko Brando (SOLIDARIEDADE) e Victor Setaro (AGIR).Já em Paraíba do Sul, Júlio de Souza Bernardes, o Canelinha (UNIÃO BRASIL), desbancou Dayse Onofre (REPUBLICANOS), com 54,48% dos votos. Empresário e gestor público, ele já foi vereador e exerceu diversos cargos, como secretário de Planejamento em Sapucaia, secretário de Estado de Governo e assessor especial da Presidência da Assembleia (Alerj).
Paty do Alferes, com Dr. Julinho Juju (PL) e Miguel Pereira, com Pedro Paulo Quinzinho, fecham a lista de municípios que optaram por trocas no executivo.
Vereadores
Anderson MuriçocaEntre os membros do poder legislativo municipal, Anderson Muriçoca, de Três Rios, foi um dos mais votados da região. O vereador se reelegeu com 1.352 votos, superando sua própria marca na última eleição, quando obteve 579.
Em nota divulgada ao Entre-Rios Jornal, Muriçoca comemorou o resultado e reafirmou seu compromisso com a população trirriense.
“Quero agradecer aos 1352 trirrienses que depositaram sua confiança no meu trabalho nessas eleições municipais. Foram quatro anos de trabalho diário; fiscalizando, criando projetos de leis, conquistando emendas parlamentares e implementando projetos sociais. Tudo isso pensando no melhor para nossa população. O resultado nas urnas me faz acreditar que a população reconhece todo o trabalho prestado e confia no meu potencial para fazer cada vez mais e melhor para nossa Três Rios. Agradeço primeiramente a Deus, pela oportunidade de estar vereador e de poder continuar transformando a vida da nossa gente. Agradeço a minha família, aos meus amigos e a toda a minha equipe de trabalho por todo apoio nos dias difíceis e por serem incansáveis não só nessa campanha, mas durante todo o mandato. Obrigado por tudo! Vamos juntos!”, disse o vereador.
Além de Muriçoca, Jonas Dico, Professor Fávio, Bia Bogossian, Clarinha, Pastor Vanderson, Erquinho e Tonico Coelho darão prosseguimento aos seus trabalhos na Câmara. Miúdo, Delsinho do Caixa D’água, Zimar da Dengue, Ildo Inês, Rafael Silva e Luiz Alberto são os novos nomes que passam a integram o Poder Legislativo.
Postar um comentário