Governador esteve com secretários estaduais de Polícia Civil, Educação, Mulher, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e representantes do fundo no Brasil
O governador Cláudio Castro quer fortalecer e expandir a parceria do Governo do Estado do Rio de Janeiro com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Em encontro com representantes do fundo no país, realizado, nesta terça-feira (22/10), no Palácio Guanabara, Castro discutiu medidas de combate à exclusão escolar e ações para ampliar a proteção às crianças e adolescentes vítimas de violência.
“O Estado do Rio de Janeiro é um parceiro do Unicef, nossos propósitos e valores andam alinhados. Já cooperamos em programas sociais, de segurança, saúde e educação. Estamos trabalhando para trazer novas e melhores oportunidades para a realidade do Rio de Janeiro e seguir beneficiando a população fluminense”, afirmou Cláudio Castro.
Segurança para crianças e adolescentes
O Unicef tem dialogado com o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Polícia Civil, e o Ministério Público para dar apoio técnico à expansão dos Centros de Atendimento ao Adolescente e à Criança (CAACs), com abordagem integrada de vítimas de violência.
O propósito da parceria é ir além da reativação do o CAAC do hospital Souza Aguiar, e abrir novos nos hospitais Rocha Faria, Adão Pereira Nunes, Posse e Alberto Torres.
"Iniciamos um novo ciclo de cooperação no Brasil, que irá até 2028. E neste novo ciclo o escritório do Rio de Janeiro terá um importante papel em nível nacional para avançarmos em estratégias de prevenção às violências contra crianças e adolescentes. Nesse sentido, certamente é importante fortalecer a parceria com o governo do estado do Rio de Janeiro", afirmou Youssouf Abdel-Jelil, representante do Unicef no Brasil.
Enfrentamento à cultura do fracasso escolar
Os próximos passos a serem implementados, segundo o Unicef, visam a ampliação da parceria no projeto “Aprendendo a Aprender”, que já envolveu 296 gestores escolares, alcançando indiretamente 6.588 estudantes com dois ou mais anos de atraso escolar. Outra iniciativa é a realização de projeto-piloto em quatro municípios fluminenses para implementação da estratégia Busca Ativa Escolar. Ascom Segov.
Imagens: Marcelo Regua
Postar um comentário