O Sest Senat de Três Rios está promovendo uma série de eventos nas escolas municipais, focados na conscientização sobre o enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes.
Essas ações fazem parte do Projeto Proteção, uma parceria entre o Sest Senat e a Childhood Brasil, e são fruto do I Fórum Sest Senat de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, realizado em maio deste ano. O evento contou com a colaboração da Secretaria Municipal de Educação de Três Rios, Conselho Tutelar, Ministério Público do Rio de Janeiro e Polícia Rodoviária Federal.
O Fórum reuniu diretores, orientadores e supervisores escolares do município, destacando a importância desses profissionais na proteção das crianças e adolescentes. Eles são essenciais no monitoramento do bem-estar dos alunos, podendo identificar sinais de vulnerabilidade e atuar preventivamente.
Após o Fórum, os diretores das escolas municipais tiveram a oportunidade de aderir ao Projeto Proteção, que busca sensibilizar professores, monitores e demais funcionários escolares sobre a importância de prevenir e combater a exploração sexual de crianças e adolescentes. Até o momento, 21 escolas do município aderiram ao Projeto, e as ações já foram realizadas em quatro delas: Escola Margaretha Schoeller, Escola Walter Francklin, Escola Santa Luzia e Escola Carlos Ribas.
Ao todo, 77 diretores, orientadores e supervisores escolares, além de cerca de 50 professores participaram das atividades, quais sejam: Palestras, Rodas de Conversa e Sessões de Cine Debate, reforçando o papel da escola como uma rede de proteção essencial.
Essas iniciativas fortalecem o compromisso do Sest Senat, em conjunto com a Childhood Brasil e outros parceiros, de garantir um ambiente seguro para as crianças e adolescentes, e de conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à exploração sexual.
Assessoria Sest Senat
Postar um comentário