A inscrição para participar da maior feira de ciência, tecnologia e inovação do estado do Rio de Janeiro é gratuita
A 18ª edição da FECTI – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação traz novidades. É o prêmio para o melhor projeto alinhado com o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2024, “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”. Organizada anualmente pela Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, o evento é voltado para estudantes e docentes de escolas públicas e privadas do estado do Rio de Janeiro. A FECTI está com inscrições gratuitas abertas até 17 de setembro. O evento será realizado nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, no campus do Cefet/RJ, Maracanã.
“A iniciativa da feira de ciências tem se mostrado extremamente importante ao incentivar os estudantes a desenvolverem o processo de investigação no ambiente escolar e ao tornar possível o diálogo entre alunos, professores orientadores e visitantes durante a apresentação dos resultados dos projetos de pesquisa realizados em colégios do estado do Rio de Janeiro”, explicou a coordenadora da feira professora Vera Cascon.
Prêmio especial
O que é a FECTI?
É a maior feira de ciência, tecnologia e inovação do estado do Rio de Janeiro, voltada para a apresentação de projetos de pesquisa de estudantes dos ensinos fundamental II, médio ou técnico, sob a orientação de seus professores.
Além da premiação de medalhas, troféus, a FECTI, que nesta edição acontecerá Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, também indica para outras feiras nacionais. Foi o que aconteceu com Carolina de Araújo Pereira da Silva, de 18 anos, aluna do Instituto Federal de Educação do Rio de Janeiro (IFRJ). Ela participou da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que a credenciou para a Feira Internacional de Ciência e Engenharia (ISEF), em Los Angeles, nos Estados Unidos, onde foi premiada.
“Tudo começou com a minha participação na Fecti. Minha história começou a mudar ali, onde apresentei o trabalho ‘Dinâmica de expressão de transportadores de metais como marcadores de malignidade e alvos terapêuticos no câncer’”, explicou Carolina, que é moradora de São João de Meriti e foi orientada pelas professoras Mariana Paranhos Stelling e Juliana do Carmo Godinho.
Como participar da FECTI?
As inscrições devem ser feitas pela plataforma SisFECTI: https://fecti.cecierj.edu.br/login .
Fonte: Ascom Cecierj
Imagens: Fundação Cecierj/Filipe Dutra
Postar um comentário