Deus coloca pessoas em nossas vidas que agem como anjos, nos orientando e nos mostrando o caminho que devemos percorrer. Em dezembro de 2011, as Irmãs religiosas do Hospital Nossa Senhora da Conceição, solicitaram ao Bispo Diocesano, um Capelão para o Hospital de nossa cidade, em concordância com o pároco Padre Leszek. Esse cargo foi ocupado pelo Padre João – Padre Sean Moynihan. E assim a Igreja se fez mais presente junto aos nossos enfermos e colaboradores – já que a espiritualidade é uma veia forte das Irmãs de Santa Catarina.
Durante quase nove anos tivemos a graça de sua presença sacerdotal no meio de nós. Quando passava pelos corredores do hospital, com seu jaleco branco, todos já o identificavam:
“Chegou o médico da alma!” Com seu jeito tímido e simples, sempre com um sorriso, um aperto de mão e uma palavra amiga.
Participou conosco em vários momentos: bênçãos em todos os setores,bênção na lavanderia após o incêndio, unção dos enfermos – em especial, daqueles que só esperavam o sacramento para partir rumo à casa do Pai. E de outros pacientes que, recuperando a saúde, retornavam às suas casas. Com carinho, atendia no confessionário, celebrava missas e batizados. Dotado de um grande carisma espiritual, recordava-nos o quanto é difícil ser um cristão autêntico e encorajava-nos a sermos missionários em nossas casas e em nossos locais de trabalho.
Nascido na Irlanda, Padre João ficou em nosso país por mais de 45 anos. Carregava o sotaque desua terra natal, mas tornou-se cidadão trirriense. Tinha esperança de ficar conosco até o último dia que Deus lhe concedesse aqui na Terra. Mas isto não lhe foi possível. De férias em seu país de origem, e por motivos de saúde, não conseguiu mais retornar. Veio a falecer, junto aos seus familiares, no dia 09 de agosto deste ano.
No próximo domingo, dia 08 de setembro, em todas as missas celebradas na Matriz São Sebastião, será lembrado, com saudade e carinho, no trigésimo dia de seu falecimento.
Padre João esteve conosco desde o ano de 2009. Durante todo esse tempo foi como um anjo, nos trazendo paz, luz, conforto e esperança. Sua missão sacerdotal foi cumprida. Celebremos sua Páscoa e coloquemo-nos em oração pelo seu Sim, aqui na Terra, de vida consagrada e missionária. Nossa gratidão eterna ao pai espiritual e grande amigo. Até um dia, Padre João, na eternidade! Amém.
Sônia Maria de Almeida Lima
Assistente de Pastoral
Imagem: Reprodução
Postar um comentário