Joa não comparece a debate e frustra eleitores trirrienses


Foto: Reprodução/ Youtube

O debate entre os candidatos à prefeitura de Três Rios, realizado na noite de quarta-feira (11), no Teatro Celso Peçanha, foi marcado pela ausência do atual prefeito e candidato à reeleição, Joacir Barbaglio (Republicanos). Os outros três postulantes ao cargo — Celso Jacob (MDB), Vinicius Farah (União Brasil) e Rossimar Caiaffa (PRTB) — lamentaram e criticaram a ausência de Joa, principalmente Farah, seu principal concorrente no pleito.

Poucas horas antes do debate, Joa se pronunciou pelas redes sociais para justificar sua decisão de não comparecer. Ele afirmou que já tinha um comício marcado no bairro Pilões e criticou a organização da Rádio FM 107, responsável pelo debate, acusando a emissora, o Entre-Rios Jornal e outros veículos de imprensa de fazer oposição ao seu governo.

Anúncio da desistência foi feito pelo próprio candidato em sua conta no Instagram Foto: Reprodução/ Instagram

 
Apesar da justificativa do prefeito, todos os candidatos, representados por seus assessores, incluindo o advogado de Joa, André Luís Selvatice, haviam previamente assinado um termo de comparecimento ao debate, concordando com o formato e as regras estabelecidas pela Rádio FM 107. 

Sérgio Gomes, diretor-geral da emissora, destacou que o convite havia sido aceito pelos postulantes ao executivo municipal e que o debate tinha como objetivo ajudar a população a conhecer as propostas de cada candidato. “O modelo foi apresentado, houve a concordância de todos, e até sugestões dos candidatos sobre o debate”, comentou Sérgio na quarta-feira (4).


Debate organizado pela FM 107 reuniu três dos quatro candidatos à prefeitura. Foto: FM 107


Durante o debate, Vinicius Farah foi o candidato que mais criticou a decisão de Joa. O ex-prefeito afirmou que a ausência foi uma desconsideração com a população de Três Rios, já que aquele seria um espaço importante para que os eleitores pudessem conhecer as propostas dos candidatos. 

Ele reiterou que Joa havia concordado em participar, mas acabou “fugindo” de um espaço democrático. “Entendo que isso é um desrespeito à sociedade”, resumiu Farah durante o evento.

Debate organizado pela FM 107 reuniu três dos quatro candidatos à prefeitura. Foto: Valber da Costa

 
Rossimar Caiaffa foi quem adotou uma postura mais agressiva, direcionando grande parte de suas falas a ataques contra Farah. Caiaffa levantou questionamentos sobre as gestões anteriores do ex-prefeito, criticando o que chamou de “falhas” e cobrando respostas sobre obras e investimentos. 

Em contrapartida, Caiaffa poupou Celso Jacob, limitando-se a elogiar o ex-prefeito, sem mencionar erros ou escândalos de suas administrações passadas.

Debate organizado pela FM 107 reuniu três dos quatro candidatos à prefeitura. Foto: FM 107

Vinicius Farah, embora contido durante a maior parte do evento, elevou o tom nos momentos finais, rebatendo as críticas de Rossimar. Farah acusou Caiaffa de estar representando Joa no debate e de utilizar o espaço para atacar adversários ao invés de apresentar propostas concretas.

Os temas mais discutidos no debate foram saúde, educação, habitação e meio ambiente, com os candidatos apresentando suas propostas e soluções para os principais problemas da cidade. Farah focou em sua experiência administrativa, enquanto Celso Jacob destacou sua gestão como prefeito e seus planos para o futuro de Três Rios.


  

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem