A pressão das mãos

E o combate...




Quando um estudante do Tai Chi tem estado aprendendo a forma por algum tempo, o professor haverá de começar o treinamento da pressão das mãos (Tui Shou) e depois prosseguirá no treinamento da utilização dos movimentos de combate (San Shau). A pressão das mãos é um método muito formal de treinamento, em que dois estudantes (praticantes) se postam um em frente ao outro e passam a mão um no ombro do outro.

Depois, eles pressionam e param alternadamente, utilizando uma variedade de método encontrados na forma, tais como pressionar, baixar, repelir, aparar e assim por diante. A princípio, isso se faz sem que se mova os pés.

Aqui, o objetivo é acostumá-los a exercer a força e a ceder a ela utilizando apenas os braços, tronco e as pernas imóveis. Posteriormente a pressão das mãos seguida de passos é introduzida, e há também movimentos formais ou elaborados previamente nesta fase.

Um dos métodos de treinamento mais complexos aqui se chama a “Dança Ta-Lu”. Trata-se de uma dança, no sentido em que os praticantes (estudantes) se movem conjuntamente em certas direções, as mãos sempre em contato de diversas maneiras.

A intensidade da força, a velocidade e o tipo de movimento utilizados em toda classe haverão de depender da atitude adotada pelo professor. Tudo isso pode aumentar a proporção que os estudantes (praticantes) se tornam mais proficientes, entretanto, alguns professores preferem conduzir as coisas de um modo pouco intenso.

Todas as variações na ação podem ser admitidas na classe – o objetivo continua a ser o mesmo. Esse objetivo é o relaxamento do corpo, o ser sensível a força que se manifesta, tal como um ato de pressionar, é também objetivo não dar vazão a sentimentos de agressividade, e aprender a utilizar ao máximo o peso do próprio corpo e o peso do corpo do oponente.

Um estudante tenta manter o equilíbrio enquanto o outro estudante do outro lado tenta fazer com que ele o perca, e, depois, as funções são trocadas. Tai Chi é prazeroso, mas também misterioso.

Assim, espero que todos ao lerem esta matéria, verão que o “Tai Chi” é o caminho para a arte da longa vida. Esta atividade acontece as 3ª e 5ª feiras no Entrerriense Futebol Clube das 14 às 15 horas!


Edgar Antunes

Terapeuta Holístico Corporal:

+Inf.: (24) 98844-3377

Imagem: Reprodução  



Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem