Voluntariado retorna ao Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição

Trabalho reinicia com um grupo inicial de 37 voluntários que realizarão visitas a pacientes internados e seus acompanhantes




O Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição, em Três Rios, anunciou o retorno das atividades do seu programa de voluntariado, previsto para recomeçar em outubro. Antes da pandemia, o hospital contava com 60 voluntários ativos e, agora, se prepara para reiniciar com um grupo inicial de 37 voluntários que realizarão visitas a pacientes internados e seus acompanhantes, no horário de 13h às 15h.

No momento, todas as vagas já estão preenchidas, mas o HCNSC pretende aumentar esse número e realizar uma nova seleção ao longo do próximo ano. Para fazer parte do programa, os interessados devem participar de alguma pastoral, estar em boas condições de saúde, ter disponibilidade para treinamento, quando necessário, e possuir equilíbrio emocional e habilidades de comunicação adequadas para cada situação. Além disso, é esperado que os participantes deem continuidade ao trabalho mesmo após a alta dos pacientes, especialmente àqueles em situações de vulnerabilidade social.

“A motivação para o retorno dos voluntários é marcada pela necessidade de oferecer acolhimento aos pacientes e seus acompanhantes. A pandemia distanciou as pessoas, e o ambiente hospitalar se tornou um lugar de apreensão para muitos. Os voluntários visam preencher essa lacuna, especialmente para aqueles pacientes que, por não terem familiares próximos ou por estarem distantes de suas casas, não recebem visitas regulares”, explica irmã Ednalva, Coordenadora da Pastoral do HCNSC.

O serviço será oferecido de segunda a sexta-feira. Além disso, o treinamento foi intensificado, com foco especial no Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), garantindo que os voluntários estejam bem preparados para atuar em um ambiente seguro e controlado.

“O retorno dos voluntários terá um impacto significativo tanto nos pacientes quanto na equipe hospitalar, reforçando o acolhimento e cuidado, valores essenciais que remontam ao legado de Madre Regina. A presença dos voluntários no hospital não apenas aliviará a solidão dos pacientes, mas também oferecerá suporte emocional, contribuindo para um ambiente mais humanizado e acolhedor”, finaliza a irmã. Assessoria HCNSC

Imagem: Reprodução/ Arquivo



Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem