SescTV exibe quatro filmes que celebram o Dia Internacional dos Povos Indígenas

 



Celebrado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Internacional dos Povos Indígenas resultou de esforços de representantes de diversos países e, em 2021, foi adotado pelo Estado de São Paulo. Trazendo este assunto para a pauta, o SescTV apresenta no mês de agosto quatro filmes em sua programação; após as exibições, todos os filmes ficam disponíveis sob demanda em sesctv.org.br/agostoindigena.

O primeiro é Dasiwa'uburéze - Nossa Cultura, com direção de Cristina Flória e Wagner Pinto, que visita a aldeia Xavante Pimentel Barbosa, em Mato Grosso. O segundo é O Mestre e o Divino, com direção de Tiago Campos. Nele, dois cineastas retratam a vida na aldeia e na missão de Sangradouro, Mato Grosso. O filme traz manifestações de imagens inusitadas entre os dois protagonistas que nasceram em universos culturais diferentes e que convivem há anos com estas diferenças.

No dia 24 de agosto, será exibido Kwarìp - Rito e Mito no Xingu, dirigido por Haroldo Palo Jr. O filme mostra detalhes do ritual Kwarìp, realizado por diferentes etnias indígenas reunidas no Parque Indígena do Xingu, no Mato Grosso, para render homenagens aos mortos.

Para finalizar a programação, o documentário - também dirigido pela dupla Cristina Flória e Wagner Pinto - A'uté A'uwê Uptabi: ser criança A'uwê entra na grade da programação no dia 27 de agosto, terça, às 16h30.


Programação


O Mestre e o Divino - Sexta, 9/08, às 22h

Com direção de Tiago Campos. Dois cineastas retratam a vida na aldeia e na missão de Sangradouro, Mato Grosso: Adalbert Heide, um excêntrico missionário alemão, que logo depois do contato com os índios, em 1957, começa a filmar com sua câmera Super-8; e Divino Tserewahu, jovem cineasta Xavante, que produz filmes para a TV e festivais de cinema desde os anos 90. Entre cumplicidade, competição, ironia e emoção, dão vida aos seus registros históricos, revelando bastidores bem peculiares da catequização indígena no Brasil. O filme traz manifestações de imagens inusitadas entre os dois protagonistas que nasceram em universos culturais diferentes e que convivem há anos com estas diferenças.


Kwarìp - Rito e Mito no Xingu - 24/8, sábado, 22h

O documentário, dirigido por Haroldo Palo Jr., mostra detalhes do ritual Kwarìp, realizado por diferentes etnias indígenas reunidas no Parque Indígena do Xingu, no Mato Grosso, para render homenagens aos mortos.


A'uté A'uwê Uptabi: ser criança A'uwê - 27/8, terça, 16h30

O documentário, dirigido por Cristina Flória e Wagner Pinto, destaca a importância do universo da criança A’uwê na aldeia Pimentel Barbosa, Matinha (MT). O ser menino watébrémi e menina ba’öno, reflete a tradição das brincadeiras através de gerações.



Sobre o SescTV


O SescTV é o canal cultural do Sesc São Paulo que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o país. Distribuído gratuitamente para mais de 60 operadoras de TV por assinatura e plataformas de streaming em todo o Brasil, sua grade é composta por espetáculos, documentários, filmes, curtas e entrevistas que tratam de temas como arquitetura, literatura, filosofia, teatro, política, sociedade, ética e cotidiano.

No acervo do canal, que passa dos 10.000 títulos, estão produções próprias e licenciamentos que são distribuídos ao longo da programação para criar uma experiência enriquecedora para o telespectador em todos os horários. Além da programação ao vivo, o site do SescTV oferece uma seleção de produções originais brasileiras e estrangeiras que podem ser assistidas na íntegra, gratuitamente e sem necessidade de cadastro em sesctv.org.br.


Para assistir o SescTV:

Consulte as operadoras e serviços de streaming sobre a disponibilidade do canal.

Assista online em sesctv.org.br

Nas redes sociais: @SescTV


Fonte: Pombo Correio Assessoria de Comunicação

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem