Governador falou sobre a menor taxa de desemprego em nove anos no estado e o recorde na abertura de novas empresas, no encontro do grupo LIDE, que reuniu mais de 300 pessoas em Copacabana
O governador Cláudio Castro ressaltou a estabilidade política no Estado do Rio de Janeiro e o ambiente favorável para novos negócios durante sua participação na 23ª edição do Fórum Empresarial LIDE, realizada na manhã desta sexta-feira (16). O evento reuniu ministros, governadores e empresários para discutir temas como justiça, segurança, tecnologia e inovação. No painel intitulado "Desenvolvimento Regional - Gerando Emprego e Renda", Castro enfatizou a importância do diálogo para o desenvolvimento do estado, destacando a menor taxa de desemprego em nove anos e o recorde na abertura de novas empresas.
“O Rio de Janeiro adquiriu uma capacidade de diálogo entre o setor público e o privado que está transformando o estado. Hoje, temos um ambiente propício para a criação de novas empresas e negócios. Não basta fazer apenas o que o governo quer, precisamos fazer o que é necessário para que o verdadeiro desenvolvimento econômico aconteça, e isso só é possível por meio do diálogo entre os setores”, afirmou Cláudio Castro.
Durante o painel, Castro apresentou as iniciativas que têm colocado o estado em uma trajetória de recuperação e crescimento econômico, como o combate ao desemprego e a atração de novos negócios. No segundo trimestre de 2024, o estado alcançou a menor taxa de desemprego em nove anos, com 9,6%. O número de desempregados caiu para 878 mil, o menor desde o início de 2016.
Os resultados são impulsionados por uma série de políticas públicas e incentivos voltados à geração de emprego e formalização de novas empresas. Apenas em julho deste ano, o Rio de Janeiro bateu recorde de abertura de empresas pela quarta vez consecutiva, com 7.315 novos negócios registrados. No acumulado do ano, já são 44.158 novas empresas, configurando o melhor desempenho histórico para os primeiros sete meses do ano. Além disso, o estado se destacou na geração de postos de trabalho formais, registrando o terceiro maior saldo do país em julho, com 17,2 mil novas vagas.
O impacto das políticas públicas também é visível no crescimento da participação feminina no mercado de trabalho fluminense, com as mulheres alcançando 46,2% no nível de ocupação, o melhor resultado da série histórica.
No encontro, o fundador do Lide, João Doria, ressaltou a importância dos 11 governadores presentes para o desenvolvimento do país.
“São esses governadores que fazem a diferença no país, pela gestão da saúde, educação, defesa ao meio ambiente, em cada estado. Me sinto no dever de fazer essa manifestação porque o Brasil que queremos passa pela liderança desses gestores”, disse o ex -governador do estado de São Paulo, João Doria. Ascom Segov
Imagem: Rafael Camposfull-width
Postar um comentário