União Gaspariense nasce para fortalecer o carnaval do município


Nova escola de samba já tem estatuto, ata de fundação e planeja novidades para o samba de Levy Gasparian



Redação

Os apaixonados pelo samba e pelo carnaval de Comendador Levy Gasparian já têm um bom motivo para brincar o carnaval de 2025. No último dia 25 de julho foi fundado o GRES União Gaspariense, com as cores vermelho e azul e já com o desenho de seu pavilhão, criado por Carlos Magno Neves.



A iniciativa em criar a agremiação partiu do guarda municipal, compositor e cavaquinista Jefinho Salvador, que conseguiu reunir pessoas dispostas a tornar realidade a mais nova escola de samba da região.



   

Torcedor da escola de samba trirriense Mocidade Independente de Vila Isabel, o presidente Jefinho lembra “eu tenho a turma que sempre gostou de carnaval e, quando eu colocava samba de enredo em disputa, essa galera sempre falava que Levy tinha que ter um lugar onde pudesse ter escolha de samba e desfilar no carnaval. A partir daí, a ideia foi amadurecendo e comecei e levantar essa bandeira do movimento do samba em Levy e agora saiu do papel e virou realidade”.

Da ata de fundação, participaram as seguintes pessoas: Jeferson Gonçalves Correia Salvador (presidente), Luciclea Sabino (vice-presidente), Marcela Lemos de Souza (administração), Ryan Souza Marinho (cultural e esporte), Ana Paula de Souza dos Santos (tesouraria), e ainda Eidi Natália Dórico Salvador, Irineu Duarte Guiraldelo, Maria José Gonçalves Correia Salvador, Jordan Gonçalves Correia Salvador, Carlos Magno Neves Cabral, Angela Aparecida Dórico, Ashley Santana, Alexandre Ricardo Marques , Jéssica Gonçalves Correia Salvador e Tiago dos Santos.

Tradição nasceu no século passado


Cacique da Serra, em 1972, campeão dos blocos

Na década de 1970, quando ainda distrito de Três Rios, Comendador Levy Gasparian teve duas agremiações desfilando na Avenida Condessa do Rio Novo e na Avenida Beira Rio. O extinto bloco carnavalesco Cacique da Serra (campeão dos blocos, em 1972) e a escola de samba Unidos de Levy Gasparian, que desfilou em 1976, disputando com Bom das Bocas, Bambas do Ritmo, Mocidade Independente de Vila Isabel e Unidos da Caixa D´Água. Na época, a extinta agremiação gaspariense desfilou com o enredo em homenagem à Carmem Miranda. Naquele ano, uma grande confusão tomou conta da cidade após a apuração do resultado que deu a vitória ao Bom das Bocas. A escola gaspariense, que tinha as cores azul, vermelho e branco, ficou com a quinta colocação em seu único desfile.

 Escola de samba Unidos de Levy Gasparian desfilou em 1976 homenageando Carmem Miranda

Desta vez, o grupo que movimenta a fundação da nova agremiação, quer mostrar que Levy Gasparian também faz samba de qualidade e promete movimentar ainda mais o carnaval do município resgatando a tradição do passado carnavalesco da cidade.

A escola pretende divulgar a agenda de eventos logo após as eleições, a partir de 15 de outubro, quando irá realizar ensaios, definição do samba de enredo, feijoada e o tradicional batizado, entre outros eventos para angariar fundos para a grande estreia no próximo carnaval. Um dos projetos é criar uma escolinha de percussão para formar ritmistas da própria cidade e incentivar o aprimoramento em outros segmentos da agremiação.

 

Muita gente ria, pensava que não ia sair e às vezes eu ia pedir ajuda, até mesmo a pessoas envolvidas no samba que não me explicavam o norte a ser tomado. Então muita gente desacreditou que isso iria acontecer. Hoje é uma realiza e podemos falar que em 2025 vai ter uma escola de samba desfilando em Levy Gasparian”, finalizou o presidente.

Apaixonado pelo samba e pelas escolas de samba, o presidente Jefinho Salvador está em uma das parcerias na disputa de samba de enredo da escola de samba Império da Tijuca, no Rio, que vai desfilar na Série Prata, na Estrada Intendente Magalhães, com o enredo “Ebó, oferendas para os deuses”. Na parceria estão ainda os compositores Batista Coqueiral, Eduardo Bretas, Jail Botafogo, André Monteiro, Pedro Mendonça, José Américo e Carolina Abreu.

Ouça o samba de enredo concorrente na Império da Tijuca:
CLIQUE AQUI

Imagens: Reprodução/ Divulgação



Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem