Os primeiros médicos formados em Três Rios


Em primeiro plano, a partir da esquerda: Anna Karoline, Carolina, Juliana, Victória, Izabella, Mariane, Larissa, Isabela, Júlia J., Bárbara e Júlia L.. Atrás: Júlia M., Luísa, Danilo, Michel, Gabriel, Joshua, Maicon, Igor, Vinícius, Lucca , Jéssica e Beatriz

Izabel Daud

Em festa e muitas alegrias, a Faculdade de Ciências Médicas de Três Rios – SUPREMA- nota 5 no MEC, conceito máximo! – forma a primeira turma de médicos em nossa cidade. Turma Felipe Altino Loçasso. Paraninfo: Professor Fábio Coelho Innocêncio; Patrono: Leonam Araújo; Oradora: Anna Karoline da Rocha Pizzano; Juramentista: Carolina Ribeiro Calmon. Quinze médicas e oito médicos. O início deste curso, em nossa cidade, foi em julho de 2018.

No belíssimo convite de formatura, alguns formandos deixaram suas mensagens. Aos seus colegas de turma, assim escreveu Isabela M. T. Lucindo: ”Foram seis longos anos convivendo diariamente. Dividimos alegrias, vitórias, medos e inseguranças. Formamos amigos para o resto das nossas vidas – que se tornaram, também, nossa família”. Isabela ainda lembrou Carl Jung: “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana!”

Aos Mestres, Michel Pereira da Silva e Luísa Lellis Teixeira assim escreveram:

“Receberam-nos pequenos e sem forma. Moldaram-nos não só em competências profissionais, mas também em competências humanas, com aproximações sucessivas desde o ciclo básico até o nosso último dia de estudos – para sermos grandes exemplos do que é ser, verdadeiramente, Médico. Não caberiam, prezados Mestres, numa sala de aula, o nosso respeito, afeto e gratidão por vocês. Logo, os convidamos a fazerem parte de nossas vidas – pois tornaram-se, além de professores, verdadeiros amigos. Que o exercer de nossas funções seja o reflexo de seus ensinamentos, conforme o agir correto e ético para com os que, a nós, nos entregarem o próprio cuidado. A partir de hoje não mais somos seus alunos: somos, já, seus eternos aprendizes. Obrigado, por tudo!”

Aos queridos pais, assim escreveu Carolina Ribeiro Calmon em nome de todos os formandos: “ Mais uma árdua etapa dos nossos ciclos sendo concluída: alcançamos, juntos, o tão sonhado diploma! Ao olharmos para trás, no tempo, vemos um caminho marcado pela dedicação e apoio incondicional daqueles que nos deram a vida – o que faz a conquista desta Graduação ser mais de vocês do que, propriamente, nossa. Vocês, por diversas vezes, abriram mão de seus próprios anseios para que nós fôssemos possibilitados de realizar nossos sonhos”. (...) “Acreditaram, torceram, vibraram e hoje se orgulham de todo o caminho precorrido. Saibam, queridos pais, que uma das únicas certezas que temos, nesse cenário de tantas novidades, é o amor infinito e a gratidão eterna que nutrimos por vocês!”

Em ordem alfabética, estes são os nomes dos Formandos desta primeira turma de Medicina aqui de Três Rios: Anna Karoline da Rocha Pizzano, Bárbara Costa Lourenço, Beatriz Pires do Espírito Santo Silveira, Carolina Ribeiro Calmon, Danilo Leopoldino do Nascimento, Gabriel Kapps Mansur, Igor Serpa Chimelli, Isabela Manes Teixeira Lucindo, Izabella Lupis Obeica Pádua Daud, Jéssica De Paula Peniche, Joshua Jonathan Lourenço Calvete,Júlia Jardim e Silva, Júlia Lima Vieira, Júlia Malta Braga, Juliana de Oliveira Vilella, Larissa Cardoso Lara, Lucca Choucair Rinco, Luísa Lellis Teixeira, Maicon José Evaristo Fabello, Mariane de Oliveira Castro, Michel Pereira da Silva, Victória Carvalho de Oliveira e Vinícius Peralta Rodrigues.

Dentre estes nomes, um me fala mais ao coração. Ao coração de uma “avó coruja”: Izabella L. O. P. Daud. O que de coração desejo a ela, desejo também a todos vocês desta primeira turma de médicas e médicos formados em nossa cidade. Jesus é a lâmpada que Deus, seu pai, enviou ao mundo desde toda a eternidade. Busquem essa luz! E parabéns a todos! Estamos muito orgulhosos de vocês!

Imagem: Reprodução


Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem