Onda de crimes em Três Rios: arrombamentos e terceiro homicídio em menos de duas semanas assustam moradores; veja casos



A sensação de insegurança em Três Rios ganhou novos contornos neste final de semana após a cidade registrar mais um caso de homicídio em um bairro e outros três de arrombamentos a estabelecimentos comerciais no Centro. O assassinato, que aconteceu na Vila Paraíso, no domingo (7), é o terceiro em menos de duas semanas e, segundo as autoridades, fruto de disputas entre traficantes.





A vítima foi um jovem de 26 anos. A Polícia Militar foi acionada ao local, na Rua Santa Clara, e encontrou o rapaz já sem vida, com marcas de tiros nas costas.

Segundo a PM, a irmã do jovem, que presenciou o crime, relatou à polícia ter reconhecido dois dos três homens que efetuaram os disparos. O caso foi registrado na delegacia de Três Rios. Até o momento, nenhum suspeito foi preso.

Também no domingo, o Entre-Rios Jornal apurou que ao menos três estabelecimentos comerciais foram alvos de criminosos: dois bares localizados no Calçadão da Boemia e uma farmácia na Rua 15 de Novembro, todos no Centro. A ação dos bandidos deixou um rastro de destruição, com portas arrombadas e prejuízos materiais.

Um dos estabelecimentos arrombados no Calçadão da Boemia 
 

Em um dos bares, os invasores conseguiram entrar e levar objetos ainda não identificados. Nos outros dois casos, os criminosos não conseguiram acesso ao interior dos estabelecimentos, limitando-se a danificar as portas. Ao Entre-Rios Jornal, o proprietário de um dos bares relatou um prejuízo de R$ 400 apenas com o conserto da porta.




Aumento da violência

Os casos aconteceram menos de duas semanas depois de outros dois jovens terem sido assassinados nos bairros Vila Isabel e Habitat Velho.

Na madrugada do dia 26 de junho, Brayan Lucas Barbosa, de 23 anos, foi morto a tiros enquanto voltava de um bar próximo à sua residência, na Rua Áurea Saldanha. Testemunhas relataram que ele foi surpreendido por um homem em uma motocicleta. Brayan tinha passagem pela polícia por tráfico de drogas, mas estava em liberdade há três anos.

Na mesma madrugada, um adolescente de 15 anos foi encontrado morto com marcas de tiros em sua casa, no bairro Habitat Velho, entre as cidades de Três Rios e Paraíba do Sul.

Furtos também estão em alta. Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) comprovam o que dizem os moradores sobre o aumento desses crimes. De janeiro a maio de 2023 foram 262 casos de furto registrados na 108 DP, que além de Três Rios, também atende as cidades de Comendador Levy Gasparian e Areal. Este ano, já são 364 crimes no mesmo período — o aumento é de 38,93%.



O que dizem as autoridades

O Entre-Rios Jornal entrou em contato com as autoridades policiais da cidade. O delegado titular da 108ª Delegacia de Polícia, Claudio Batista Teixeira, afirmou que “os arrombamentos não guardam relação com as mortes que, em princípio, são decorrentes da disputa promovida por traficantes rivais” e que “os fatos estão sendo apurados”.

Delegado titular da 108ª Delegacia de Polícia, Claudio Batista Teixeira
 

O ERJ também contactou a Polícia Militar, destinada ao policiamento nas ruas, pedindo esclarecimentos ao comandante do 38º Batalhão, Tenente-coronel Leandro Augusto Rasteiro. Em nota, a PM disse que “o 38° BPM está com o policiamento reforçado nos bairros Habitat, Purys e Centro de Três Rios, onde houve maiores incidências de crimes de tráfico de drogas e roubos de rua”. 

Tenente-coronel Leandro Augusto Rasteiro



A íntegra da nota da corporação:

“A Assessoria de Imprensa da SEPM informa que o 38° BPM está com o policiamento reforçado nos bairros Habitat, Purys e Centro de Três Rios, onde houve maiores incidências de crimes de tráfico de drogas e roubos de rua.

Em relação aos homicídios ocorridos nas últimas semanas, após investigações preliminares, ao que tudo indica está relacionado à guerra de facções atrelada ao domínio do tráfico de drogas em determinados pontos da cidade.

Quanto aos arrombamentos, não houve nenhum registro nos últimos dias. Seguiremos atuando de maneira firme, reforçando a segurança, utilizando, além dos setores respectivos, o policiamento extraordinário.”

 full-width




Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem