CAPS ad III – Dra. Zilda Januzzi Veloso é reinaugurado pela prefeitura

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas terá leitos para acolhimento 24h


A Prefeitura de Três Rios, por meio da Secretaria de Saúde, reinaugurou na noite de quarta-feira (3), a nova sede do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPSadIII – Dra. Zilda Januzzi Veloso) destinada às pessoas com sofrimento psicológico por uso prejudicial dessas substâncias. O prefeito Joacir Barbaglio Pereira e o secretário de Saúde, Felipe Guido, apresentaram à comunidade a nova estrutura, localizada na Rua XV de Novembro, nº 661, Centro.

Segundo a coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial, Andréa Zanatta, o serviço funciona na modalidade “portas abertas”. Ou seja, qualquer pessoa que precise dos atendimentos pode procurar o CAPS ad III espontaneamente, sem qualquer barreira ou necessidade de agendamento prévio.

Na unidade ainda haverá quartos com leitos para acolhimento 24 horas dos usuários que, de acordo com a avaliação da equipe, estejam em crise ou apresentem questões psicossociais que necessitem se afastar do local em que vivem. A expectativa é de atender uma média de 50 pessoas por dia.

Atendimentos no CAPS ad III – Dra. Zilda Januzzi Veloso

O equipamento oferece atendimento psiquiátrico, psicológico individual e em grupo, atendimento social, oficinas terapêuticas e laborais (artesanato), lazer assistido, reuniões de família, reuniões temáticas, assembleias, visitas domiciliares e institucionais, busca ativa de usuários infrequentes, conforme Projeto Terapêutico Singular (PTS), construído entre a equipe, o usuário e seus familiares ou responsáveis.

A nova estrutura

O novo espaço físico terá ambientes, para recepção, atendimento individualizado, sala de atividades coletivas, sala para oficinas terapêuticas, espaço de convivência, cozinha, área de lazer, além de quartos para acolhimento noturno de usuários, entre outros espaços.

Com a nova estrutura, os pacientes poderão ter acesso a um acompanhamento mais intenso, principalmente nos casos graves decorrentes do uso de drogas, evitando internações desnecessárias. Secom PMTR

Imagem: Secom PMTR

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem