Em audiência pública realizada na Câmara de Vereadores de Areal, na última terça-feira (28/5), a Secretaria de Saúde apresentou os números do último quadrimestre, abrangendo receitas oriundas dos governos federal e estadual, além de aportes municipais, e a aplicação desses recursos nos serviços oferecidos à população.
A apresentação desses números é determinada pela Lei Complementar n° 141/2012 e ocorre a cada quatro meses, com convite aberto à população.
Contudo, além da obrigação legal, a Secretaria de Saúde de Areal aproveita a oportunidade para reunir todos os seus coordenadores, que, sob a orientação da secretária Gilmara Garcia Rocha, realizam o cruzamento de suas ações e resultados.
"A Saúde funciona por meio da total intersetorialidade de nossas coordenadorias. Todas se comunicam para alcançarmos resultados que realmente chegam ao cidadão", afirmou a secretária, dando como exemplo a importância do atendimento eficiente das Unidades Básicas de Saúde, para evitar sobrecarga desnecessária no Hospital da cidade, que atualmente passa pela maior reforma estrutural de sua história.
Sobre a reforma, o diretor geral do Hospital, Marco Antônio Campelo Brau, explicou que, para mitigar os transtornos inevitáveis das obras, as equipes receberam treinamento especial para o atendimento, higienização e enfermagem. Todos os esforços são direcionados para que
os primeiros atendimentos sejam realizados nas Unidades de Saúde de cada bairro e na Policlínica, deixando o Hospital para emergências mais graves, até que todo o serviço da unidade seja restabelecido.
A secretária Gilmara reforça a importância do atendimento nas UBSs, informando ainda que todas agora contam com serviço de eletrocardiograma, além dos serviços já oferecidos.
Quanto ao serviço de pediatria, a secretária informou que, até que o setor exclusivo para crianças seja implantado na nova estrutura do Hospital, a Policlínica Municipal oferece atendimento de segunda a sexta-feira, e nos demais dias, o médico plantonista do hospital realiza o primeiro atendimento e faz a transferência para uma unidade de referência, se necessário.
"Uma novidade é a grande adesão ao serviço de marcação por WhatsApp. Pelo número 24 3511 4103, o cidadão pode conversar com a Central de Regulação Ambulatorial e Hospitalar. Desde o início deste ano, já foram realizados 3.531 atendimentos", comentou o prefeito Gutinho Bernardes, destacando a importância da eficiência digital aliada ao acolhimento humanizado em todos os pontos de atendimento da Saúde em Areal. Ascom PMA
Imagens: Divulgação PMA
Postar um comentário