O município de Mendes celebrou, na última semana, a entrega do "Plano de Resiliência em Gestão de Cidades Para enfrentamento de Catástrofes Climáticas", um trabalho colaborativo que envolveu diversas secretarias do município. O documento foi entregue, oficialmente pela secretária de Fazenda e planejamento, Roberta Gomes da Fonseca à Dra. Roberta Janini, consultora de Assuntos Institucionais, que estava representando o prefeito Jorge Henrique Costa de Oliveira.
Este plano é uma importante medida preventiva contra acidentes climáticos, desenvolvendo políticas públicas capazes de enfrentar os problemas cada vez mais frequentes devido ao desequilíbrio ambiental global.
Esta é uma ação do Projeto Território Empreendedor, realizado pela Regional Centro Sul do Sebrae, com o apoio fundamental da área de Políticas Públicas do Sebrae RJ e a indispensável parceria da Prefeitura de Mendes. A iniciativa visa fortalecer a resiliência tanto local quanto regional, não apenas para lidar com os impactos dos desastres naturais, mas também para preparar as comunidades para os desafios contínuos das mudanças climáticas.
A resiliência contra desastres é baseada na decisão coletiva dos indivíduos de compartilhar suas responsabilidades na prevenção, resposta e recuperação dos desastres. Investir em resiliência não é apenas uma necessidade; é uma obrigação para proteger o futuro das próximas gerações. Ao fortalecer a capacidade de resposta do município de Mendes, estamos construindo um futuro mais seguro e sustentável para todos.
Segundo Jorge Pinho, coordenador regional do Sebrae, “Essa metodologia está disponível para todos os municípios da região centro sul, inclusive também já foi aplicada em Engenheiro Paulo de Frontin. Para isso basta entrar em contato com a regional do Sebrae em Três Rios, (24 – 22524345) e nós agendaremos uma reunião para definir a melhor forma de realizar o trabalho que é integralmente subsidiado pelo Sebrae”.
Assessoria Sebrae RJ
Postar um comentário