Ciafete sedia o III Simpósio de História e Patrimônio Cultural



A Prefeitura de Areal, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Eventos, convida a todos a participarem do III Simpósio de História e Patrimônio Cultural, uma iniciativa conjunta da Associação Fluminense de Preservação Ferroviária (AFFP), do Instituto Brasileiro de Pesquisas Arqueológicas (IBPA), do Instituto Amigos do Patrimônio Cultural (IAPC) e do Ecomuseu Iguassú.

A programação proporciona um dia imersivo na rica história e no vibrante patrimônio cultural de Areal.

Conheça os palestrantes:

Engenheira Angela França: vice-presidente da AFPF, desvenda os segredos do patrimônio ferroviário de Areal.

Mestre António Pastori: conselheiro da AENFER e diretor financeiro da AFPF, apresenta uma proposta inovadora para um trem turístico em Alberto Torres.

Historiador Miler Soares: desvenda a história de Areal como a "União e Indústria: a estrada do progresso".

Historiador Julio Cesar Muniz Vieira: professor da rede pública, revela a importância de Areal para a história regional.

Arquiteto e urbanista Anníbal Magalhães: ambientalista e pesquisador do IAPAC, traça um "Caminho histórico na trajetória de um rio".

Professor Francisco Eduardo de-Andrade: especialista em irmandades religiosas, explora as "Associações religiosas de pretos e brancos em Vila Rica".

Historiadora Eliete Fernandes: vice-presidente do IHGNI e diretora-secretária do IAPAC, desvenda os "Caminhos de um quilombo".

Historiador Edson Ribeiro: diretor-tesoureiro do IAPAC, investiga o "Patrimônio e memória afetiva no curso do Piabanha".

Historiador André Vieira Colombo: pós-graduado em Arqueologia e Patrimônio Cultural, mestrando em arte e Cultura pela UFJF, apresenta uma perspectiva decolonial do "Patrimônio Cultural".

E ainda:

Debate aberto com os palestrantes

Certificado de participação

Passeio cultural neste sábado (8)

Inscrições gratuitas:

e-mail: simpdehistoriaepatrimonio@gmail.com

WhatsApp (21) 97232-7877

"Não perca essa oportunidade única de celebrar a história e o patrimônio cultural de Areal!"

Fonte: Ascom PMA

Imagem: Reprodução Google


Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem