Vida artística e cultural de Joel São Tiago vai virar documentário

Produção contemplada pela Lei Paulo Gustavo vai lançar o média-metragem em agosto



Redação

A cultura na região tem suas personalidades importantes e vitais para o universo da poesia, literatura, teatro, dança, carnaval e cinematografia em especial. Um desses nomes pontuais é Joel São Tiago. O carioca, que viveu boa parte de sua vida em Três Rios, tem um legado cultural de grande importância para a cidade e a região.



Funcionário do Sesc Três Rios, ainda em plena atividade, Joel São Tiago vive intensamente a cultura da cidade onde atua nos mais diversos ambientes desse universo onde ele se mostra incansável e sempre renovado.

Tanto vigor, levou a publicitária e gestora de projetos culturais e de responsabilidade social Jussara Mendonça e o fotógrafo, videomaker e produtor cultural Igor Vinagre a produzir um documentário (média-metragem) retratando a vida artística e cultural desse ícone do cenário cultural da cidade.

 

Jussara e Igor atuam juntos num projeto coletivo denominado Farol da Causa, onde realizam diversos trabalhos, tanto sociais quando culturais, com passagens por São Paulo, Belo Horizonte e até Nova Iorque, que já serviram de pano de fundo para algumas produções realizadas com mulheres indígenas, migrantes, refugiadas, pessoas em situação de rua, em favelas, entre outros roteiros.

Jussara,que mora em São Paulo, contou que veio a Três Rios curtir o carnaval da cidade e nesse passeio ficou conhecendo o tradicional Bloco das Piranhas, onde Joel desfilou por muitos anos. Antes de conhecer o personagem ela viu o seu envolvimento com o carnaval da cidade que é para ele uma paixão, especialmente em se tratando da escola de samba Bambas do Ritmo, onde ele desfila há mais de 40 anos.

Os dois juntos — Igor e Jussara — começaram a imergir na importância do Joel para a cultura de Três Rios. Desse modo, resolveram oferecer esse palco a ele, por meio do documentário, que acima de tudo é uma celebração da vida e do legado de um artista cujo trabalho moldou os alicerces da identidade cultural da região.

Cada cena capturada, cada memória revisitada, é uma homenagem à paixão desenfreada de Joel pela cultura e ao impacto duradouro que ele deixou em todos os que tiveram o privilégio de conhecê-lo e trabalhar ao seu lado.

 

As imagens foram gravadas na casa do homenageado que, segundo os produtores, possui um acervo enorme e significativo para a cultura local. Uma biblioteca admirável, CDs, DVDs, cartazes, reportagens de jornais e revistas que ele guarda com cuidado e carinho admiráveis.

“Quando a gente pensou em fazer esse projeto sobre a vida do Joel, a gente pensou muito no que é a cultura em Três Rios. O que representa a cultura na formação de um povo e de uma cidade. E o Joel representa tudo isso, porque de fato ele vive a cultura. O produtor cultural, diferente de outras profissões, trabalha e tem seu horário e às 6h vai pra casa e vai viver a vida. O produtor cultural vive a cultura. E é o que o Joel faz. Quando está de folga ele está consumindo cultura, vivendo cultura e propagando cultura. E a gente quis muito enaltecer a imagem dele que é mais do que um produtor cultural. Ele é um arauto, um guardião zeloso das tradições e um catalisador de novas expressões", comenta Jussara.

Com o média-metragem em fase de produção, a dupla pensa em lançar o documentário no dia 31 de agosto envolvendo muitas pessoas que fazem parte dessa história e da cultura da região.

O universo artístico-cultural de Joel são Tiago é vibrante e intenso, permeando pela poesia, teatro, carnaval, literatura, cinematografia, o que mostra sua versatilidade.

À medida que o documentário avança em sua fase de produção e finalização, a expectativa e a emoção crescem exponencialmente. Uma homenagem merecida a um verdadeiro tesouro cultural, um herói local cujo legado continuará a ecoar.


Imagens: (1) Igor Vinagre, (2) Reprodução, (3) Igor Vinagre






Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem