Irmã Maria José: serviço às mulheres operárias!

“Hoje é o Dia do Trabalho. Que seja um estímulo para renovar os esforços para que, em todo lugar e para todos, o trabalho seja digno”,“E que do mundo do trabalho venha a vontade de fazer crescer uma economia de paz”, exortou o papa, em 2022, no dia em que a Igreja celebra a festa de são José Operário, padroeiro dos trabalhadores.Saudamos, assim, com nossas orações e solidariedade a todos os trabalhadores, rezando pela oportunidade de trabalho para incontáveis trabalhadores desempregados, pela estabilidade e justiça dos operários em busca de vida e justiça. E tudo isso com nossa grata homenagem à Ir. M. José, exemplar mulher trabalhadora a serviço da dignidade de todas as operárias.

Irma Maria José de Souza, freira da Congregação das Irmãs Filhas de São José, consagrou sua juventude que chegou, no dia 19 de abril, a 80 anos ao serviço do operariado. Anos atrás coordenou da enfermagem do NCNSC - Hospital de Clinica de N S da Conceição -e nos últimos 13 anos no resgate da dignidade e na profissionalização das mulheres marginalizadas, em situação de prostituição, da Avenida do Contorno, e animação do Círculo Bíblico no Morro do Ataúlfo Acrescente-se que nos últimos anos a toda mulher em busca do bem viver e do bem fazer.

Nascida em Cambuquira, MG, filha de Dona Maria José e Sr Joaquim Antônio, pais muito religiosos e participantes da comunidade, tem seis irmãos, quatro homens e duas mulheres. Em casa chamada afetivamente de “Ina”. Nesse contexto familiar muito afetivo e de espiritualidade eclesial chegou à adolescência, a qual coincidiu com a chegada das Irmãs Filhas de São José. Imediatamente procurou a amizade das irmãs, acompanhando-as nas catequeses.

Admirada com o testemunho das irmãs josefinas, se encantou com o carisma das mesmas e, ainda aos 18 anos, pediu para fazer parte da Congregação, com muita determinação e coragem, pois naquela época não havia Casa de Formação no Brasil. E assim, junto com outra companheira, foram para de navio para o Uruguai. Em Montevideo iniciou a sua formação e, logo em seguida, foi para a Argentina – Buzarco – para continuar a formação à vida consagrada.

E, em 1989, foi enviada de volta ao Brasil, iniciando sua caminhada na Comunidade de Jacarepaguá – Rio de Janeiro. Ali, professou seus Votos Perpétuos e abraçou o cuidado de meninas pobres, no internato do Educandário Gonçalves de Araújo. E a partir daí viveu e serviu em muitas comunidades josefinas. Veio para Três Rios para coordenar a enfermagem doNCNSC, 2002-2008, E em 2011 tivemos o privilégio de sua volta; dessa vez para nossa Paróquia de São José Operário para animação do Círculo Bíblico e criação do Clube de Mães. Sempre com trato afável, mulher de paz, agente de pastoral competente, humilde e solícita conquistando amizades entre nós, como por onde passou.

A Irmã Maria José, como boa Filha de São José, está sempre ao serviço das irmãs e irmãos. E possuindo vários dons e valores não desperdiça o tempo, sempre está disposta a ajudar no que pode e sabe. E com a consciência que o Papa Francisco nos exorta: “A pessoa que trabalha, seja qual for a sua tarefa, colabora com o próprio Deus, torna-se, em certa medida, criadora do mundo que a rodeia. A crise do nosso tempo, que é econômica, social, cultural e espiritual, pode constituir para todos um apelo a redescobrir o valor, a importância e a necessidade do trabalho para dar origem a uma nova ‘normalidade’, em que ninguém seja excluído”.

Celebremos a Missa de São José Operário – 9h ou 17h – e participemos da confraternização beneficente com o almoço festivo, pastéis, doces e dos shows culturais! Fecundas bênçãos! Rezemos com fé: “Valei-nos, São José”!

Irmã Casilda Iñiguez Gabanes FSJ

Medoro, irmão menor-padre pecador

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem