Igreja em oração





Estamos celebrando Ano da Oração em preparação ao Ano Santo de 2025 com o Jubileu da vinda de Jesus Cristo ao Mundo. “Este é um ano dedicado a redescobrir o grande valor e a necessidade absoluta da oração", pediu Papa Francisco: “Peço a vocês que intensifiquem a oração a fim de preparar-nos para viver esse tempo de graça”. Assim, vivamos um ano especial, no qual as dioceses de todo o mundo são convidadas a promoverem momentos especiais de orações mais intensas.

A nossa Diocese de Valença e a nossa Igreja em Três Rios, por providencial e inclusiva coincidência, celebram igualmente os seus 99 anos, como Ano da Gratidão, em preparação ao Centenário Jubilar do próximo ano. Nesta semana um tempo de graça com as quatro grandes celebrações: no último domingo a Solenidade da Santíssima Trindade, seguida na segunda-feira com a Hora Santa Eucarística Jubilar; amanhã celebraremos Corpus Christi e na sexta-feira o Terço pela paz.

A Santíssima Trindade é contemplada como a melhor Comunidade. As três Pessoas do Pai, do Filho e do Espírito Santo vivem numa total abertura de amor, sem reservar nada para si mesmas, que constituem um único Deus. E cada Pessoa em sua identidade assumem funções diferentes: Deus-Pai é o criador, Jesus Cristo é o redentor e o Espírito Santo é o santificador. E, nenhum subsiste sem o outro. É a melhor Comunidade que nos criou à sua imagem e semelhança (cf. Gn 1,26). Humanidade é co-humanidade.

Na segunda-feira, rezamos a Hora Santa Eucarística, com Bênção do Santíssimo Sacramento, rumo ao Centenário Diocesano em 27 de maio de 2025, data oficial da criação de nossa Diocese de Valença. Foi o segundo dia, no segundo mês orante de gratidão. Parabenizamos a Paróquia de São Sebastião por suas cinco horas de adoração! A mesma aconteceu em todas as paróquias dos nove municípios, a saber, Valença, Rio das Flores, Três Rios, Paraíba do Sul, Sapucaia, Levi Gasparian, Vassouras, Miguel Pereira e Paty do Alferes.

Celebraremos amanhã a solenidade de “Corpus Christi”. Esta expressão “Corpus Christi” vem da língua latina e tem como significado: Corpo de Cristo. É uma festa que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia. Realizada na próxima quinta-feira, seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte de Pentecostes. É uma festa de preceito, isto é, devemos participar da celebração da Missa neste dia. A Eucaristia é um dos sete Sacramentos e foi instituído na Última Ceia.

A Eucaristia é a realização da promessa de Jesus que disse: “Eis que estarei convosco até a consumação dos séculos”(Mt 28). Dai, Santo Tomás de Aquino afirmar: “Nenhum outro sacramento é mais salutar do que a Eucaristia. Pois, nele os pecados são destruídos, crescem as virtudes e a alma é plenamente saciada de todos os dons espirituais. A Eucaristia é o memorial perene da paixão de Cristo, o cumprimento perfeito das figuras da antiga aliança e o maior de todos os milagres que Cristo realizou”.

Podemos afirmar que a Eucaristia constitui o maior milagre realizado por Jesus neste mundo. Recordemos que Ele disse: “Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele” (Jo 6,56). E mais. “Este é o meu Corpo… Este é o cálice do meu Sangue… fazei isto em memória de mim” (Mt 26,26). Assim, vemos que quem pediu que nós ao longo dos tempos e da história celebrássemos a Eucaristia foi o próprio Cristo. Corpus Christi é, pois, a celebração da instituição da eucaristia.

Acrescente-se, nesse ano, o Terço pela Paz, que em nossa cidade será no dia seguinte, próxima sexta-feira, às 19h. Os fiéis se concentrarão na Igreja de São Sebastião para sair num terço processional, presidido por nosso bispo diocesano, Dom Nelson Francelino, até à Praça da Autonomia, aonde foi construída a primeira igreja (capela) da cidade em 1925. Suplicaremos à Maria, Rainha da Paz, pelo fim das guerras, das violências domésticas, sociais e urbanas. E para que nos ajude “a ser um só coração e uma só alma, povo santo em caminho à pátria do Céu”.

Medoro, irmão menor padre pecador

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem