Carnaval 2025: com três dias, Grupo Especial tem a ordem dos desfiles definida


Portela vai fechar o desfile na última noite, já na madrugada da quarta-feira de cinzas

Redação

Na noite desta quinta-feira (23), na Cidade do Samba, no Rio, a Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba) definiu a ordem do desfile das 12 escolas de samba do Grupo Especial do carnaval carioca. A novidade implementada pelo novo presidente da entidade, Gabriel David, com aprovação das agremiações que integram o grupo, é o desfile em três dias.

Outra novidade é que os jurados irão fechar seus envelopes ao final do dia do desfile, e não ao final de cada desfile.

Desde 1984, quando aconteceu a inauguração do Sambódromo da Marquês de Sapucaí, os desfiles são realizados em dois dias (domingo e segunda-feira). Desta vez, as escolas ganharam mais um dia: a terça-feira de carnaval.

De acordo com o regulamento, três escolas já tinham suas posições previamente definidas. A Unidos de Padre Miguel, campeã da Série Ouro esse ano, vai abrir a primeira noite de apresentações, no domingo (2 de março). Já a Unidos da Tijuca, que foi a 11ª colocada do Grupo Especial esse ano, vai abrir a segunda-feira (3 de março). A Mocidade Independente de Padre Miguel, 10ª colocada esse ano, vai abrir os desfiles da terça-feira (4 de março). As demais agremiações foram divididas em trincas — antes eram pares —, ficando distribuídas da seguinte forma: Mangueira, Portela e Beija-Flor / Grande Rio, Viradouro e Salgueiro / Paraíso do Tuiuti, Vila Isabel e Imperatriz Leopoldinense. Cada formação de trinca tem uma escola em cada dia, conforme sorteio.

Milton Cunha e Regina Casé apresentaram o evento onde um representante de cada escola tirava uma bola. O número maior priorizava primeiro escolher o dia, depois a posição em cada dia. Desta forma, a primeira trinca do sorteio teve as seguintes bolas sorteadas: Portela (bola nº 5), Mangueira (1) e Beija-Flor (2). Assim, a Portela foi a primeira a escolher o dia de seu desfile, optando pela terça-feira. Após as trincas definirem os dias, foi a vez da definição das posições. Definidos os dias, cada escola tirou uma bola para sua posição no dia. Assim, para o domingo, com a Viradouro tirando a bola nº 9, Imperatriz a bola 4 e a Mangueira a bola 10. Com isso a Mangueira foi a primeira a escolher sua posição dentro do domingo, optando por fechar o dia. O mesmo esquema foi repetido com as duas demais trincas, formadas por Salgueiro, Vila e Beija-Flor, e ainda por Portela, Tuiuti e Grande Rio. Ao final de todo o sorteio foi aberta a oportunidade de troca de posição, mas nenhum dirigente ninguém quis trocar.

Assim ficou definida a ordem dos desfiles para o Carnaval 2025:



Maioria das campeãs no segundo dia

Com os desfiles divididos em dois dias, desde 1984 até 2024, a maioria das escolas de samba foi campeã desfilando no segundo dia (a segunda-feira). Isso fez com que a grande maioria preferisse optar pelo segundo dia. Vale ressaltar que em 2022, os desfiles foram realizados em abril e a campeã desfilou no segundo dia (sábado).

Nesses 40 anos, as campeãs do primeiro dia foram: Portela (1984 – Mangueira venceu a segunda-feira e as duas disputaram o supercampeonato no sábado), Mocidade (1985), Mangueira (1987), Imperatriz (1994), Mocidade (1996), Vila Isabel (2006), Unidos da Tijuca (2010) e Viradouro (2020).

Imagem: Alexandre Vidal/ RioCarnaval
 




Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem