Com o apoio do Sicomércio, o Sesc RJ abriu um Espaço Sesc+ Saúde na sua unidade de Três Rios, na região Centro-Sul Fluminense. Trata-se de um ambiente multidisciplinar voltado à prevenção em saúde onde são oferecidos exames de mamografia e Papanicolau, para detecção precoce dos cânceres de mama e de colo de útero, e atendimentos clínicos de psicologia e nutrição.
O serviço começou a operar em 20 de fevereiro, com a oferta de exames e consultas a preços populares (entre R$ 10 e R$ 60). Não é necessário encaminhamento médico. O paciente, contudo, será avaliado por uma enfermeira da unidade, conforme orientação do Ministério da Saúde. Os agendamentos podem ser feitos diretamente no local (Rua Nelson Viana, 327 – Nova Três Rios) ou pelo telefone (24) 2252-6325, de terça-feira a sábado, das 8h às 17h.
A mamografia é indicada a mulheres entre 50 e 69 anos e, no caso do equipamento do Sesc, é acessível e adaptada a Pessoas com Deficiência (PcD). Já o Papanicolau é recomendado para a faixa dos 25 a 59 anos. Em breve, o exame de ultrassonografia da mama também será oferecido à população. A unidade pode realizar cerca 1.600 exames por ano, contribuindo com a redução da fila de espera por exames e laudos no estado.
Os atendimentos clínicos de psicologia e nutrição, por sua vez, são destinados a pessoas a partir dos 16 anos. O paciente não precisa apresentar encaminhamento médico para as consultas com os profissionais.
Esse é o oitavo Espaço Sesc+ Saúde aberto pela instituição no estado – o primeiro foi inaugurado, em 2022, na unidade de Ramos, na Zona Norte do Rio. Outros estão em funcionamento em Madureira, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Barra Mansa, Campos e no Centro de Distribuição Guanabara. O Sesc RJ prevê abrir mais quatro Espaços Sesc+ Saúde, nos próximos anos, em diferentes regiões do estado.
Reduzindo a fila de espera por exames e laudos
“Temos muita clareza das dificuldades de acesso à saúde em nosso estado, e o Sesc RJ, enquanto entidade que presta assistência social, oferece, por meio do Sesc+ Saúde, um conjunto de iniciativas voltadas à prevenção em saúde a fim de dar acesso, a todas as camadas sociais, a tratamentos e diagnósticos que nem sempre são obtidos no sistema público com a celeridade necessária”, declarou o presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior. Assessoria Sicomércio TR
Postar um comentário