Rio poderá ter campanha de prevenção ao câncer de testículo



A Campanha Estadual de Prevenção e Combate ao Câncer de Testículo pode ser instituída no Rio. O objetivo é a realização de ações de conscientização e prevenção, para oferecer maiores informações sobre a enfermidade, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuir para a redução da mortalidade. A campanha consta no Projeto de Lei 4.970/21, de autoria do deputado Anderson Moraes (PL), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em primeira discussão, na última terça-feira (19). A medida ainda precisa ser votada em segunda discussão pela Casa.

De acordo com a proposta, todo paciente diagnosticado com câncer de testículo deve receber acolhimento humanizado, respeitoso e ser cuidada em ambiente adequado ao seu tratamento.

O Executivo, em parceria com a iniciativa privada e entidades civis, deverá realizar ações educativas de conscientização e prevenção sobre este tipo de câncer. Para fins de orientação, as ações da campanha devem ser amplamente divulgadas nos meios de comunicação e redes sociais já existentes na rede de saúde pública.

O governo regulamentará a norma através de decretos. “A mortalidade e diagnóstico tardio se devem, principalmente, à falta de informação sobre os sintomas deste câncer. Quando em estágio inicial, a doença tem sintomas comuns ao dia a dia dos homens – e muitas vezes ignorados – o que dificulta a descoberta antecipada da doença, fato que reforça a importância da divulgação educativa de caráter informativo e preventivo”, explicou o parlamentar. Ascom Alerj/ Texto: Gustavo Natario e Leon Continentino

Imagem: Octacílio Barbosa


Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem