Polícia Civil prende chefe do tráfico responsável por planejar tentativa de assalto que provocou a morte de guarda municipal em Três Rios

Suspeito é acusado de coordenar grupo criminoso que atuava no bairro Moura Brasil e teria orientado um de seus comparsas a roubar um carro na BR-393, que seria usado na tentativa de matar um traficante rival




A Polícia Civil realizou, nesta quinta-feira (7), a prisão de um homem acusado de ser o chefe do tráfico do bairro Moura Brasil, em Três Rios, e de outros três comparsas. A ação é resultado de investigações sobre o crime que resultou na morte do guarda municipal Flávio Batista de Araújo Sousa, ocorrido em dezembro do ano passado, na BR-393.

Na ocasião do crime, Flávio Batista de Araújo, de 37 anos, saiu de Contagem (MG) e viajava, junto da filha, esposa e irmão, até a Região dos Lagos, onde passaria o Ano Novo. Ele estava no banco do carona quando seu veículo foi alvejado por tiros em uma tentativa de assalto. Após abordagem armada e uma suposta barricada falsa na rodovia, Flávio foi atingido e veio a óbito.

Guarda municipal Flávio Batista, morto a tiros em dezembro do ano passado. Foto: Divulgação/ Redes Sociais


Segundo a Rádio Itatiaia, Flávio era carioca, mas trabalhava na capital mineira. Ele havia ingressado na GCMBH em 2023 e atuava no patrulhamento do Centro de Saúde do bairro Nova Suíça, na região Oeste de Belo Horizonte.

A ação policial desta quarta aconteceu em quatro bairros de Três Rios e teve como objetivo cumprir oito mandados de prisão e 15 de busca e apreensão. Dois dos mandados foram cumpridos em presídios – um dos alvos que já estava preso é o suspeito de matar o guarda municipal. A polícia informou que dois suspeitos estão foragidos.


Foto: Polícia Civil


Durante as investigações, a Polícia Civil descobriu que o autor dos disparos fazia parte de uma estrutura criminosa que atuava no tráfico de drogas do bairro. 

“Um dos traficantes recebeu a ordem do líder do grupo para roubar um veículo que, posteriormente, seria usado na tentativa de matar um traficante rival. Como o motorista não parou, o suspeito acabou atirando no guarda municipal”, contou o delegado titular da delegacia de Três Rios, Claudio Batista Teixeira.



Acusados presos durante a operação desta quarta-feira. Reprodução/ Polícia Civil


O grupo liderado pelo chefe do tráfico coordenava a distribuição e venda de entorpecentes, contando com o autor dos disparos contra o guarda municipal para receber e comercializar drogas provenientes do Rio de Janeiro. A investigação permitiu ainda a apreensão de uma pistola calibre 9 milímetros, parte da droga comercializada pelo grupo e anotações que evidenciavam a ligação dos envolvidos com o tráfico local.

Além de policiais civis de Três Rios, a operação contou com apoio de agentes de outras oito delegacias do interior do Rio. 

Foto: Polícia Civil


Os presos serão interrogados e encaminhados a uma unidade prisional no Rio de Janeiro, onde serão submetidos a audiência de custódia. A polícia continua em busca dos demais envolvidos, incluindo a arma utilizada no homicídio de Flávio Batista.

A Polícia Civil reforça a importância da colaboração da população para garantir a segurança em Três Rios e disponibiliza o Disque Denúncia pelo WhatsApp no número 2498833-8178, com garantia de sigilo.

full-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem