Papas refletem a presença das mulheres na Igreja

O Santuário de Aparecida preparou uma síntese com frases dos últimos papas, para o dia 8 de março pp, quando diversos países comemoraram o Dia da Mulher; um marco na aquisição de direitos fundamentais para as mulheres, principalmente no mercado de trabalho. A Igreja apoia os direitos das mulheres e aqueles que as promovem. Em mais de uma ocasião, o Papa Francisco reforçou que “a Igreja é mulher: filha, noiva e mãe” e em um recente encontro com as participantes da conferência “Mulheres na Igreja: Criadoras de Humanidade” enfatizou a grande contribuição feita na Igreja e na sociedade pelas mulheres leigas e religiosas, e valorizou a educação para as meninas.

“No mundo, onde as mulheres ainda sofrem tanta violência, desigualdade, injustiça e maus-tratos — e isso é escandaloso, ainda mais para quem professa a fé no Deus 'nascido de mulher' —, existe uma grave forma de discriminação, precisamente ligada à educação das mulheres. De fato, ela é temida em muitos contextos, mas o caminho para sociedades melhores passa justamente pela educação de meninas, moças e mulheres jovens, da qual o desenvolvimento humano se beneficia. Rezemos e nos comprometamos com isso!”(...).

Queremos compartilhar algumas reflexões dosúltimos papas, de Pio XII a Francisco, acerca do papel da mulher- Pio XII: a mulher é a coroação da criação.

“A mulher, coroação da criação, da qual, em certo sentido, representa a obra-prima; a mulher, essa doce criatura, em cujas mãos delicadas Deus parece ter confiado tanto (...) o futuro do mundo.”

- João XXIII: o exemplo das mulheres que mudaram o mundo.

“No início dos dois milênios cristãos, o mundo, com poucas exceções, estava submerso na escuridão de um paganismo corrupto e corruptor. As mulheres suspiravam em busca da dignidade perdida. E os costumes começaram a mudar, com a graça de Deus, por meio da oração, do exemplo e do sacrifício dessas heroínas.”

- Paulo VI: a dignidade da mulher deve ser tutelada.

“Estamos convencidos de que, na concepção cristã da mulher, se deva encontrar o reconhecimento dos seus direitos humanos e civis e a defesa de suas prerrogativas naturais superlativas, sob a luz orientadora e protetora d'Aquela que, radiante de beleza e santidade, maternal com Cristo, eleva-se acima dos destinos humanos: Maria.”

- João Paulo I: “Deus é pai, e mais ainda, é mãe”.

“'Não acaso pode uma mulher esquecer-se do próprio filho? Mas ainda que ela se esquecesse dele, nunca Deus esquecerá o seu povo'. Também nós, que nos encontramos aqui, temos os mesmos sentimentos; somos objeto, da parte de Deus, de um amor que não se apaga. Sabemos que tem os olhos sempre abertos para nos ver, mesmo quando parece que é de noite. Ele é pai; mais ainda, é mãe.”

- João Paulo II: condicionamentos no caminho das mulheres.

“Quantas mulheres foram, e ainda são avaliadas mais pelo aspecto físico do que pelas suas qualidades pessoais, a competência profissional, as obras de inteligência, a riqueza da sua sensibilidade e, enfim, pela própria dignidade do seu ser! E que dizer, por fim, dos obstáculos que, em muitas partes do mundo, ainda impedem às mulheres a inserção total na vida social, política e econômica?”

- Bento XVI: muitas mulheres trabalham para o Reino de Deus.

“A data de 8 de março convida-nos a refletir sobre a condição da mulher e a renovar o compromisso, para que sempre e em toda a parte, cada mulher possa viver e manifestar plenamente as suas próprias capacidades, obtendo o pleno respeito pela sua dignidade. São válidos os testemunhos dos Santos; e a nossa época contou com o de Madre Teresa de Calcutá: humilde filha da Albânia, pela graça de Deus tornou-se exemplo para o mundo inteiro no exercício da caridade e no serviço à promoção humana. Quantas outras mulheres trabalham todos os dias, no escondimento, para o bem da humanidade e pelo Reino de Deus!”

- Francisco: as mulheres têm corações ternos e olhar criativo.

“No Dia Internacional da Mulher, penso em todas as mulheres: agradeço-lhes por seu compromisso em construir uma sociedade mais humana, por meio da sua capacidade de compreender a realidade com um olhar criativo e um coração terno. Esse é um privilégio exclusivo das mulheres!”

Medoro, irmão menor-padre pecador

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem