Grande frente fria provoca alerta de chuvas intensas em Três Rios e região

Órgãos públicos tomam medidas de prevenção



Uma grande frente fria está se aproximando da região Centro-Sul Fluminense, com previsão de chuvas intensas entre esta quinta-feira (21) e domingo (24). Segundo informações da ClimaTempo, o volume acumulado de chuva pode atingir entre 150mm e 300mm nesse período.




Areal, Comendador Levy Gasparian, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paracambi, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Sapucaia, Três Rios e Vassouras são cidades que podem ser afetadas na região.


🌧️Condições

Nesta quinta-feira, todo o estado do Rio se encontra em uma condição pré-frontal, caracterizada pelo predomínio do sol até o final da tarde. No entanto, nuvens carregadas devem se formar, trazendo consigo chuvas fortes, raios e rajadas de vento, principalmente na região de Três Rios e arredores.

Para os próximos dias, a frente fria avançará lentamente pelo estado, resultando em chuvas persistentes ao longo de toda sexta-feira e sábado. Em alguns momentos, essas precipitações podem se intensificar, representando um risco potencial para alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de terra.

No domingo, a frente fria deve se afastar gradativamente, porém, as chuvas ainda devem persistir, embora com menor intensidade e volume em comparação aos dias anteriores.

Diante desse cenário, a Marinha emitiu um alerta de ressaca para a Região dos Lagos, entre Paraty e Arraial do Cabo, a partir das 15h desta sexta-feira (22).

As previsões específicas para algumas cidades da região são as seguintes:


🏙️ Paraíba do Sul e Três Rios:

  • Quinta-feira (21): 36mm
  • Sexta-feira (22): 86mm
  • Sábado (23): 81mm
  • Domingo (24): 19mm

*Três Rios decretou ponto facultativo a partir das 15h nas repartições públicas e nas escolas da Rede Municipal de Ensino.


📚 Sapucaia cancela aulas

A Prefeitura de Sapucaia emitiu um comunicado urgente informando sobre o cancelamento das aulas na rede municipal de ensino nesta sexta-feira (22) devido ao alerta da Defesa Civil sobre a previsão de fortes chuvas. 

A medida foi adotada visando garantir a segurança e o bem-estar dos estudantes e de toda a comunidade escolar diante das condições climáticas adversas previstas. A orientação é para que os pais e responsáveis estejam atentos aos canais de comunicação da prefeitura para possíveis atualizações e orientações adicionais.

Até a publicação desta reportagem, a cidade era a única a ter suspendido as atividades escolares. 


✔️ Estado do Rio decreta ponto facultativo

O governador Cláudio Castro anunciou, nesta quinta-feira, em seu perfil no X (antigo Twitter), medidas preventivas diante da previsão de fortes chuvas para o estado do Rio de Janeiro nos próximos dias. Em sua publicação, ele declarou:



 Além disso, o governador compartilhou que estava em reunião com o gabinete de crise para alinhar as ações do plano de contingência, visando reduzir os impactos dos temporais. Castro ainda destacou que estava ligando para os prefeitos das regiões com previsão de alto índice de chuvas, solicitando que adotassem a mesma medida de ponto facultativo em suas cidades.

Ele pediu à população que permanecesse em casa e evitasse locais ao ar livre, enfatizando que o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e órgãos competentes estariam trabalhando para proteger vidas com o dobro do efetivo nas ruas.

Veja o vídeo do governador

 


🚧 CONCER faz recomendações

Com a possibilidade de fortes tempestades, a concessionária que administra a BR-040 emitiu orientações importantes para garantir a segurança dos motoristas durante o período crítico.

A principal recomendação é que os condutores evitem trafegar pela rodovia durante as tempestades, especialmente em trechos da Baixada Fluminense, onde o risco de inundações é mais elevado devido ao adensamento urbano e à rápida elevação do nível dos rios. 

Além disso, a CONCER recomenda que se evite a Serra de Petrópolis, sobretudo a pista de subida no sentido Juiz de Fora, devido ao perigo de quedas de árvores, deslizamentos de terra e de fragmentos rochosos em dias de chuvas concentradas.

A concessionária ressalta que equipes operacionais estarão de prontidão em tempo integral para atender a qualquer ocorrência causada pelos fenômenos climáticos. Em situações extremas, a CONCER poderá recorrer a interdições preventivas por motivos de segurança viária.


☔ Cuidados

Diante do alerta, a população é orientada a tomar precauções, como desligar aparelhos elétricos e quadros de energia, proteger documentos e objetos de valor em sacos plásticos, evitar áreas alagadas e permanecer em locais seguros durante as chuvas intensas.

Para mais informações e assistência, os cidadãos podem entrar em contato com a Defesa Civil e os Corpos de Bombeiros por meio dos números de emergência disponibilizados.
 

📞 Números de emergência

  • Mendes: WhatsApp (24) 98865-7831 ou 2465-4850
  • Miguel Pereira: (24) 99933-9747
  • Paracambi: 199, 193 (Corpo de Bombeiros) ou 0800-4040074
  • Paraíba do Sul: WhatsApp (24) 2263-1860
  • Paty do Alferes: (24) 2485-1511
  • Paulo de Frontin: (24) 981415680
  • Três Rios: 199 ou 193 (Corpo de Bombeiros)
  • Vassouras: 193 (Corpo de Bombeiros)

full-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem