Vigilância Ambiental segue no combate ao Aedes aegypti em Três Rios

No primeiro mês deste ano, foram confirmados 331 casos de dengue. Nenhum óbito foi registrado



A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Ambiental, segue monitorando minuciosamente os casos suspeitos e confirmados de dengue no município trirriense. Além de monitorar os bairros com maior índice de infestação – Vila Isabel, Pilões e Ponto Azul – a equipe segue com as visitas domiciliares por toda a cidade.

De acordo com os relatórios, em 2022 foram registrados 04 casos confirmados de dengue. Em 2023 foram 408 casos e um óbito. E, até o dia 25 de janeiro deste ano, 331 confirmados.

Dentre as ações realizadas pela equipe da Vigilância Ambiental para combater o Aedes aegypti estão: ações de bloqueio, com eliminação de potenciais focos de forma mecânica e química; aplicação de inseticida, de forma espacial, com a UBV, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde; atendimento nas Unidades Básicas de Saúde; centro de hidratação na Unidade de Pronto Atendimento; identificação dos casos, mapeamento de risco e acompanhamento de todos os casos; monitoramento através da Sala de Situação de enfrentamento as arboviroses; mutirão de limpeza, em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos; ações conjuntas de fiscalização e aplicação de multa, em parceria com a Secretaria de Ordem Pública; e utilização de drone para acessar situações de difícil acesso.

“É importante que a população seja comprometida e nos ajude no combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. São necessários apenas 10 minutos semanais de fiscalização para eliminarmos o Aedes aegypti. Juntos, conseguimos: Certifique que caixas d’água e outros reservatórios de água estejam devidamente tampados; retire folhas ou outro tipo de sujeira que podem gerar acúmulo de água nas calhas; guarde pneus em locais cobertos; guarde garrafas com a boca virada para baixo; e realize a limpeza periódica em ralos, canaletas e outros tipos de escoamentos de água”, finalizou o coordenador da Vigilância Ambiental, Saulo Paschoaletto. 

Fonte: Secom PMTR
Foto: Divulgaçãofull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem