Trirriense Guilherme Marques volta à China após passagem pelo futebol brasileiro

Expectativa é que o meia de 32 anos já estreie hoje pelo Changchun Yatai, em partida válida pela primeira rodada do principal campeonato do país



Foto: Divulgação/ Changchun Yatai

O meia Guilherme Marques , natural de Três Rios, está prestes a iniciar uma nova etapa em sua carreira no futebol. Após uma temporada pelo Goiás, o jogador de 32 anos acertou sua transferência para o futebol chinês.

O atleta, que é conhecido por sua habilidade e versatilidade dentro de campo, assinou um contrato de duas temporadas com o Changchun Yatai.

 A equipe encerrou a temporada passada em 9º lugar na tabela da Primeira Divisão da China e enfrenta hoje (1) o Shandong Taishan na rodada de abertura da temporada 2024.

"Apesar de um bom ano individualmente no Goiás, realizei um sonho de jogar uma série A do brasileiro, realmente surgiram algumas propostas para ficar, mas eu e minha família optamos por voltar pra China pensando também em um plano de carreira e na qualidade de vida do país", disse o jogador.

O novo clube do trirriense possui um histórico com jogadores brasileiros e durante os anos de ouro do futebol chinês, interrompidos pela Covid-19, foi responsável pela contratação de nomes conhecidos como Marcelo Moreno (ex-Cruzeiro) e Marinho (ex-Flamengo) – os clubes do futebol chinês entraram em conflito direto com o governo do país no ano de 2021, depois que uma série de mudanças foram implantadas nas regras financeiras da Liga, e desde então, reduziram drasticamente os investimentos, focando em contratações pontuais de estrangeiros.

Marinho (ex-Flamengo)


Guilherme fez toda a carreira no exterior e havia jogado pela primeira vez no Brasil como profissional no ano passado. 

Apesar do rebaixamento do Goiás para a Série B, o meia foi um dos destaques do clube no Brasileirão. Ao todo, disputou 35 partidas com a camisa do alviverde, marcando 7 gols e dando 6 assistências.


Meia atuou pelo Goiás em 2023

A trajetória do trirriense até o futebol asiático começou na cidade de Três Rios, onde deu seus primeiros passos no esporte. Ele também passou pelo Paraíba do Sul FC, dos 15 aos 17 anos, até se transferir para a Europa.

Guilherme iniciou sua carreira profissional no futebol português, atuando pelo Braga, Vizela e Gil Vicente. Em seguida, teve passagens pelo Legia Warszawa, da Polônia, Benevento, da Itália, e diversos times na Turquia, como Yeni Maltyaspor, Trabzonspor e Goztepe.

Essa será a segunda passagem do meia pela China. Antes de se transferir para o Brasil, no ano passado, ele defendeu as cores do Guangzhou City. A expectativa é alta para a estreia de Guilherme, que terá a oportunidade de demonstrar suas habilidades e contribuir para o sucesso de sua nova equipe.

full-width


Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem