Liderança Efetiva – Parte III



No artigo anterior disse que a liderança representa a capacidade de inspirar, guiar e influenciar pessoas em prol do atingimento de objetivos em comuns; como quase tudo na vida visto de forma aprofundada, podemos perceber que são necessárias algumas tomadas de decisões, tendo em vista uma visão holística e ação estratégica.

Quando percebemos os alicerces da liderança e o que compreende toda essa dança, podemos compreender que liderança envolve responsabilidades na própria liderança e nos liderados... A liderança precisa se lembrar que responde pelos resultados dos liderados. Aí está um ponto chave. A liderança precisa estar ciente que não responde só por seus resultados, mas pelos resultados individuais e coletivos.

Segundo pesquisas, podemos perceber que muitos jovens das gerações mais recentes estão se esquivando de cargos de liderança, deixando de lado até o aumento financeiro. Talvez isso nos mostre que não estão tão dispostos a ter certas responsabilidades e níveis maiores de dedicação. Precisamos compreender mais sobre isso e buscar meios de melhoria. Também podemos observar nas pesquisas recentes que as organizações estão contratando menos indivíduos de tais gerações e suas prestações de serviços. Podemos entender que é preciso ligar o alerta, pois essas gerações são as que darão seguimento a tudo o que tem sido feito e realizado ao longo de gerações e gerações. Muitos estão se perdendo em meio a tantas informações e não conseguindo aproveitar o melhor da realidade contemporânea, vindo a ter piores resultados em certos contextos, como no caso da liderança. Costumo lembrar que informações nem sempre representam conhecimentos e que conhecimentos nem sempre são sinônimos de sabedoria. Nem todos estão dispostos a buscar conhecimentos e a sabedoria que reside no caminho da melhoria contínua. Ressalto que muitos estão buscando dizer algumas coisas, mas poucos desejam escutar com atenção para aprender e aplicar. Muitos estão almejando boa oratória sem pagar o preço e se matricularem no curso de “escutatória”.

Se faz necessária uma chama intrínseca que possa mover as engrenagens dos indivíduos, caso contrário correm o risco de caírem no ostracismo.

Se faz necessário sonhar e se doar para conseguir voar, voar e voar mais alto.

Costumo dizer que: “para atingir um bom alvo é sensato mirar alto com os pés no chão”.Isso envolve propósito, esforço e disciplina.Acredito que essa frase diga muito por si só... também costumo falar que: “não usufruímos da excelência sem dedicação e persistência”.

Por vezes, para organizar se faz necessário mexer, manusear o quebra-cabeça.

Como dito anteriormente, “a liderança se assemelha a um jogo, onde todas as partes são importantes, no qual cada detalhe se mostra relevante”.

“Tenha como pilar o planejamento, a organização, motivação, engajamento e as pessoas; não julgue as coisas fora do tempo”.

“Qualquer pirâmide com a base frágil está fadada a ruir em determinado momento”.

Até o próximo artigo!...

“Se viver é costurar um texto, costure bem a sua história”.

“Apenas o homem pode tornar-se o canibal de si mesmo”.

Seja forte e corajoso. Não se apavore nem desanime.


Por Jhean Garcia   

Foto: Santa Maria Garcia

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem