Após mudança na data de desfiles, escolas de samba sofrem com forte temporal



Desfiles, que tradicionalmente aconteciam no domingo, foram realocados para o último dia de carnaval; chuva na terça, no entanto, impediu as apresentações e provocou prejuízos às agremiações

As escolas de samba de Três Rios, que tiveram a data de seus desfiles recentemente alterada em decisão conjunta com a prefeitura, sofreram prejuízos em razão de um forte temporal ocorrido na noite de terça-feira (13).

Os desfiles, que tradicionalmente aconteciam no domingo de carnaval, foram realocados para o último dia da festa, mas a mudança parece não ter feito muito bem para as agremiações: além de as apresentações não terem acontecido, algumas alegorias sofreram avarias em razão da chuva.

O temporal começou poucos minutos antes de o GRES Sonhos de Mixyricka, que abriria a noite de desfiles, iniciar sua apresentação. A grande quantidade de água, além de barrar os desfiles, provocou queda de luz e falhas no som da Avenida Condessa do Rio Novo.

Os foliões, que aguardavam as apresentações das escolas, também sofreram com o temporal: embora cobertas, as arquibancadas não impediram que alguns espectadores tomassem chuva, em razão da forte ventania.

Com a persistência do temporal, a prefeitura, junto da Comissão Organizadora do Desfile das Escolas de Samba (CODE) e dos presidentes das escolas de samba, decidiu adiar os desfiles. A nova data definida foi o próximo domingo (18), o que rendeu comentários nas redes sociais.

Para alguns trirrienses, a escolha é equivocada, já que muitas pessoas trabalham na segunda-feira — e, por isso, teriam dificuldade de comparecer à Avenida. A prefeitura, no entanto, alega que a escolha se deu em razão do concurso público municipal, que tem parte de suas provas aplicadas no domingo.

Além da nova data, outra decisão anunciada pelo poder público municipal, nesta quinta-feira (15), provocou a reação dos trirrienses na internet. Foi aprovado pela Câmara Municipal o pedido da prefeitura em relação à liberação de mais R$ 25 mil para cada escola, destinados à reconstrução das alegorias.

Segundo o vereador Gustavo Carvalho (MBD), líder do governo na Câmara, o novo repasse se dá em razão de as escolas quererem “disputar e apresentar o seu melhor” e, para isso, necessitarem “de reparos nas alegorias e nas fantasias, que dependem de reconstrução”.

Ainda de acordo com o vereador, em discurso na sessão ordinária desta quinta, a mudança na data oficial dos desfiles de domingo para terça “foi escolha das escolas de samba”. Ele também salientou que as foram agremiações que indicaram o valor do novo repasse e que, em unanimidade, as escolas concordaram com o adiamento dos desfiles para o próximo domingo.

Os desfiles acontecem a partir das 19h, de acordo com a ordem que já havia sido definida (veja cronograma abaixo). Já a apuração acontece na próximo quarta-feira (21), a partir das 17h, no Clube Entrerriense.

Além da avaliação dos jurados oficiais, as escolas também serão avaliadas pelos jurados do Troféu Ziriguidum, que tradicionalmente premia os melhores em diversas categorias.

Sonhos de Mixyricka - 19h
Mocidade Independente de Vila Isabel - 20h35
Bambas do Ritmo - 22h05
Independente do Triângulo - 23h35
Bom das Bocas - 1h05

Foto: Reproduçãofull-width

1 Comentários

  1. Feriado segunda, é isso mesmo? Difícil engolir essa grande palhaçada!
    Mais dias ainda de avenida fechada, causando transtornos na locomoção.
    Sem falar que é um grande desperdício financeiro. Chega de carnaval!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem