Dengue: Secretaria de Estado de Saúde inicia na terça (30) capacitação de médicos que atuam em emergências pediátricas

Ao todo serão oito encontros, sendo seis para médicos que trabalham nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais de emergência e dois para os que atuam em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) infantis


A Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) começa nesta terça-feira (30), a “Capacitação em Diagnóstico e Manejo Clínico" para os médicos que atuam nas emergências pediátricas, UPAs e UTIs infantis do estado. O treinamento faz parte do Plano Estadual de Combate à Dengue, apresentado na última sexta-feira (26) pelo governador Cláudio Castro e pela secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, em coletiva de imprensa.

Ao todo, serão oito encontros, sendo seis para profissionais que trabalham nas emergências pediátricas de hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e dois para os que atuam em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) pediátricas. Para esta primeira semana de capacitação, a Secretaria já conta com 600 inscritos. E ainda há vagas.

"O treinamento é importante porque muitos médicos que atuam nas emergências nunca viveram uma epidemia de dengue. É importante reforçar as orientações sobre o diagnóstico rápido e preciso e também o manejo clínico correto para evitar que o quadro do paciente com dengue - sobretudo crianças - não evolua rápido. Nossa principal missão é garantir tratamento adequado e rápido e evitar óbitos afirmou a Subsecretária de Atenção à Saúde da SES-RJ, Dra. Fernanda Fialho.

Entre os temas a serem debatidos nos encontros ministrados pelos pediatras Sérgio D’Abreu Gama, ex-secretário de Estado de Saúde, e Daniella Mancino da Luz Caixeta, médica da rotina e do corpo de pesquisadores da Unidade de Pacientes Graves do Instituto Fernandes Figueira (Fiocruz), estão: os leitos dedicados à dengue, a abordagem inicial e tratamento da criança com dengue, a regulação do paciente com dengue, o reconhecimento das formas graves e a abordagem clínica, além do reconhecimento e diagnóstico da dengue.


Confira as datas dos treinamentos e saiba como se inscrever


As turmas destinadas aos médicos de emergências e UPAs pediátricas estão divididas entre os dias 30 e 31 de janeiro, e 1, 6, 7 e 8 de fevereiro. Já para os de UTIs pediátricas acontecem dias 20 e 22 de fevereiro. O total de vagas oferecidas pela SES-RJ é de 2.000. Podem se inscrever não só médicos da rede pública, mas também das instituições privadas.

Todas as capacitações são presenciais e acontecerão no auditório da SES-RJ, localizada na Rua Barão de Itapagipe 225, no bairro do Rio Comprido, no Rio de Janeiro.

Para realizar as inscrições, os médicos que atuam pediatria em emergências e UPAs pediátricas devem preencher o formulário disponível em: https://forms.gle/fbrzKV9HyzfhYbSb6, com o nome completo, data e horário do curso escolhido, e-mail, número do celular, unidade de atuação e especialização.

Os profissionais de UTIs pediátricas devem preencher as mesmas informações, mas pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScXZLmWpnp-qjT_8RRzdINNuEdmBuHTnHj-WsejMnmRAc2mFw/viewform

Fonte: SESRJ
full-width 

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem