Com 26 medalhas, morador de Três Rios termina ano como líder mundial de ranking de federação de jiu-jitsu

Joel Domingues ocupa a expressiva colocação na categoria master 1 da maior entidade do esporte no mundo, a Federação Internacional de Jiu-Jitsu Brasileiro (IBJJF)

Lutador teve em 2023 um dos melhores desempenhos da carreira. Foto: Divulgação/ Arquivo Pessoal


O lutador de jiu-jitsu Joel Domingues completou a temporada deste ano como um dos melhores do mundo. Atualmente, o morador de Três Rios é top 1 na categoria master 1 – meio-pesado nas modalidades com e sem quimono.

Ele ocupa a expressiva colocação na maior entidade do esporte no mundo, a Federação Internacional de Jiu-Jitsu Brasileiro (IBJJF), e também na Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ). Em 2023, Joel conquistou 26 medalhas, sendo 13 de ouro, sete de prata e 6 de bronze. Entre as principais conquistas estão a Rio Summer IBJJF, BJJPRO Rio IBJJF e a Betim Open IBJJ.

Como se não bastasse o vasto histórico positivo, o lutador, de 34 anos, teve ainda mais um motivo para celebrar o ano: pela segunda vez na carreira ele participou de uma competição internacional. Em 2022 já havia competido em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos e, neste ano, esteve pela primeira vez na França, para a disputa do Campeonato Europeu.
 
“Esse ano foi incrível. Como eu aprendi, chorei, me superei, errei, fiz dezenas de amizades, viajei, sorri, venci… Posso dizer que o jiu-jitsu imitou a vida, até porque a minha vida se confunde com o jiu-jitsu”, disse o lutador.

O final de ano de Joel contou ainda com a graduação para a faixa preta – o nível mais alto do jiu-jitsu – na Academia Relson Gracie. O local tem a presença do lutador desde que ele se mudou para Três Rios, ainda em 2017.
 
“Comecei no esporte em Ji-Paraná, no estado de Rondônia. Um ano depois, em 2018, comecei a treinar na Relson Gracie Três Rios, comandado pelo professor Leonardo Reis. Desde então, comecei a competir e, ao decorrer desses últimos 5 anos, disputei campeonatos todos anos, o que me resultou em quase 100 medalhas”, relembra.
Joel é atleta da Academia Relson Gracie. Foto: Divulgação/ Arquivo Pessoal


Agora, no ranking de melhores meio-pesados na categoria master 1, Joel figura em primeiro lugar. Ele possui 216 pontos na modalidade com quimono e 167 sem a vestimenta.

“O meu objetivo continua sendo o mesmo: conseguir impactar o máximo de vidas possíveis através do jiu-jitsu, continuar aprendendo essa arte e construir um legado para as próximas gerações”, ressaltou o lutador.

Imagens: Arquivo Pessoal

full-width 

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem