Representantes de gigante chinesa visitam área industrial em Três Rios com secretário de estado Vinicius Farah

Empresa chinesa Yadea é líder global no desenvolvimento e fabricação de veículos elétricos de duas rodas; caso as negociações avancem, grupo projeta a geração de até 3 mil empregos na cidade 


Vinicius Farah se reuniu com executivos da empresa Yadea em Três Rios nesta quinta-feira (23). Foto: Valber da Costa



Uma das maiores empresas de motos elétricas do mundo pode chegar a Três Rios. Nesta quinta-feira (23), o secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços do Estado, Vinicius Farah, se reuniu com representantes da companhia chinesa Yadea e discutiu a viabilidade da instalação de uma fábrica na cidade.

As tratativas, que ainda estão em processo inicial, já se estendem há 60 dias. Caso as negociações avancem, a expectativa do Governo Estadual é que sejam gerados cerca de 3 mil empregos na cidade.

Durante as conversas foram apresentados diversos locais com potencial para receber a empresa. Um dos favoritos é o terreno onde funcionava a montadora de ônibus Neobus, localizado às margens do km 17 da BR-040, fechado há cerca de 7 anos, e que mantém as instalações – o que poderia acelerar o processo de implantação da companhia chinesa na cidade.

Em vermelho, localização onde a fábrica pode ser instalada. Foto: Reprodução/ Google


Para Vinicius Farah, a chegada de uma empresa desse porte seria considerado um marco no país.

 “Assim que soubemos do desejo da Yadea de ter uma instalação no Brasil, iniciamos os primeiros contatos para que viessem para o Estado do Rio. Uma das possibilidades de instalação é na cidade de Três Rios, por suas já conhecidas características logísticas e geográficas, que favorecem as indústrias.”


Vinicius Farah se reuniu com executivos da empresa Yadea em Três Rios nesta quinta-feira (23). Foto: Valber da Costa


A Yadea é líder global no desenvolvimento e fabricação de veículos elétricos de duas rodas, incluindo motocicletas elétricas, ciclomotores elétricos, bicicletas elétricas e patinetes elétricos. Até o momento, a montadora vendeu produtos para 60 milhões de usuários em mais de 100 países e regiões e possui uma rede de mais de 40 mil lojistas em todo o mundo. A companhia é responsável por 31% de todas as motos elétricas produzidas na China, país com mais de 1 bilhão de habitantes.

Essa seria a primeira fábrica da empresa no Brasil. As conversas com a companhia chinesa compreendem um investimento milionário do setor privado no Estado, que tem focado no desenvolvimento econômico sustentável.

“Ainda não existe nada confirmado, mas temos a expectativa que as conversas vão avançar. Não é um processo simples, já que estamos lidando com uma gigante do setor. Caso a negociação seja concretizada, todas as motos dessa marca sairiam de uma cidade do Rio de Janeiro para todo o país. Com toda a minha história em Três Rios, antes como prefeito e agora como secretário no Estado, torço para que, se possível, seja no município, já que ele atende a todos os requisitos necessários.”

A produção industrial fluminense acumula, nos últimos 12 meses, alta de 5,3%. Na passagem de agosto para setembro, cresceu 3,1% acima da média nacional. O resultado é reflexo de um forte apoio do Governo Estadual, que tem garantido incentivos fiscais para fomentar setores importantes da economia fluminense, estimulando a geração de empregos, mas também com caráter social.

Veja vídeos da visita




full-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem