Forte temporal causa estragos em cidades da região

Três Rios foi a cidade mais afetada; saiba como ajudar vítimas da chuva


A chuva volumosa registrada nesta quinta-feira (5) provocou prejuízos em municípios da região. Moradores amanheceram tendo que lidar com os estragos causados pelo temporal, que deixou famílias desalojadas, casas destelhadas e sem energia elétrica, além de muita lama.

Em Três Rios, vários pontos de alagamentos puderam ser registrados. Segundo a Defesa Civil, em quase duas horas foram registrados 75 milímetros de chuva — 50 a mais do que o esperado para o período.

  

A Várzea do Otorino, bairro historicamente afetado, foi mais uma vez um dos mais castigados, com a água tomando conta do primeiro andar das residências. Em um vídeo que circula nas redes sociais, é possível ver uma geladeira boiando.

No Centro, avenidas ficaram interditadas. Na Rua da Maçonaria, um motorista foi resgatado de cima de um carro pelo Corpo de Bombeiros. Na Praça São Sebastião, a água invadiu um estabelecimento comercial.

Os alagamentos também foram registrados no Monte Castelo, Triângulo, Cantagalo e Vila Isabel. No Purys e na Jaqueira houve queda de energia elétrica. De acordo com a Defesa Civil, foram contabilizados quatro tombamentos de árvores, duas quedas de postes de iluminação e três desabamentos de muros.

  

Ainda segundo o órgão, 49 pessoas ficaram desabrigadas. Dessas, 13 foram levadas para um asilo e outras 36 para casas de vizinhos e familiares. Uma foi desalojada. Durante toda esta sexta-feira, equipes da Secretaria de Serviços Públicos atuam pela cidade na limpeza das ruas e no atendimento à população.

Ainda na madrugada de sexta, o prefeito Joa se pronunciou através das redes sociais da Prefeitura. Segundo o prefeito, ele e equipes de diversas secretarias saíram às ruas assim que a chuva estiou para sondar a situação das ruas e pensar em soluções.

“Infelizmente o volume de chuva foi bastante acima do previsto, de modo que até lugares que não costumam alagar sofreram inundações. Algumas famílias sofreram prejuízos, e nós estamos de prontidão para dar suporte a quem precisar. Vamos, juntos, superar mais esse desafio”, disse o prefeito.

Como ajudar

Diante dos estragos causados pelo temporal, a prefeitura criou uma campanha para arrecadar doações para ajudar as famílias afetadas.

Os donativos podem ser entregues no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e na sede da Secretaria de Cultura, de segunda a sexta-feira, de 9h às 17h. As unidades ficam na Rua Barão do Rio Branco e na Praça São Sebastião, no Centro, respectivamente.

Itens necessários: água, materiais de limpeza, material de higiene pessoal, colchão, alimentose roupas.


Paraíba do Sul


De acordo com a prefeitura sul-paraibana, foram registrados cerca de 114 milímetros de chuva em apenas 2 horas. Houve quedas de árvores em quatro localidades: Morro da Alegria, Santo Antônio, Parque Niágara e Queima Sangue.

O posto do Detran da cidade também foi alagado. O departamento informou que os serviços estão suspensos nos próximos dias. Os moradores com agendamento marcado serão atendidos em até cinco dias úteis depois da reabertura do posto, sem a necessidade de agendar novamente um horário.

Ainda de acordo com a prefeitura, a unidade de saúde do bairro Parque Morone também não vai funcionar. Assim como em Três Rios, equipes das Secretarias de Segurança, Defesa Civil, Ambiente, Obras, Saúde e Educação estão desde a noite de sexta-feira nas ruas e unidades para amenizar os danos provocados pela chuva.

Até a publicação desta reportagem, não havia informações de desabrigados e desalojados.


Imagem: Reprodução 


full-width


Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem