Escolas de Samba iniciam os preparativos para o carnaval 2024

 Bambas do Ritmo escolhe samba de enredo no próximo domingo, dia 22

Local destinado a barracões carece de melhorias e infraestrutura adequada
crédito: Fernando Ferreira


O carnaval de 2024 será no início de fevereiro, o que apressa o trabalho das escolas de samba diante do pouco tempo para a realização do desfile previsto para acontecer no domingo, 11 de fevereiro. Duas agremiações estão preocupadas com a definição do barracão diante do tempo hábil para confecção dos carros alegóricos.
O tradicional desfile das escolas de samba de Três Rios, na Avenida Condessa do Rio Novo, aos poucos começa a tomar forma com a divulgação dos enredos e escolha dos sambas de enredo.
As cinco agremiações que desfilaram esse ano já definiram seus enredos, sendo que a Sonhos de Mixyricka, já escolheu o samba de enredo dos compositores Cláudio Mala Véia, André Ricardo, Rogerio Papa, Alisson Cleffs, Fuca e Márcia. O enredo da escola é "Aikamaé - Um Rio de Amor para Celebrar os 50 Anos da Mixyricka", do carnavalesco Amarildo Lopes.

A co-irmã Bambas do Ritmo vai escolher seu hino no próximo domingo (22), a partir das 16h em sua quadra, com as três obras inscritas e apresentadas no último domingo (15) para cantar o enredo "Salve Jorge! O Cavaleiro da capa encarnada", do carnavalesco Victor Matheus.
Dentro do cronograma de ações até o desfile, as agremiações têm seus planejamentos e a questão do barracão é de grande importância para que tudo aconteça.

Instaladas desde o ano passado no galpão que pertenceu a uma antiga fábrica de talco, no bairro do Triângulo, Mixyricka e Bom das Bocas garantiram área coberta dentro do espaço. Na área externa, o mato toma conta do local que tem alegorias do Bambas do Ritmo estacionadas com risco de incêndio e saque do material que se deteriora exposto ao tempo.

Recentemente um princípio de incêndio por pouco não atingiu o espaço fechado que abriga as alegorias do Bom das Bocas, a atual campeã do carnaval trirriense. A escola do bairro da Caixa D´água irá desfilar com o enredo “Rituais de Fé” que é assinado pelos carnavalescos Junior Pernambucano e Gilber Rosa e pelo professor e compositor José Américo Vieira.

A Independente do Triângulo mantém uma área ao lado de sua sede como local garantido para a confecção de suas alegorias. A escola vai desfilar com o enredo "Sinhás Pretas do Brasil", dos carnavalescos Rafael Victor e Diangelo Fernandes. A agremiação fará disputa de samba de enredo e promete movimentar a quadra com sua programação.

Com o enredo "Senhora dos milagres. Aparecida, a Mãe do Brasil", de autoria do carnavalesco Victor Matheus (que foi para o Bambas), a Mocidade Independente de Vila Isabel está a todo vapor nos bastidores. A agremiação do maior bairro da cidade não fará disputa de samba de enredo, e a diretoria está preocupada com o tempo que terá para todo o trabalho de barracão, ainda sem local definido. O samba deverá ser lançado na festa de aniversário da escola, no dia 15 de novembro.
Ao que tudo indica, cinco escolas de samba estão confirmadas para o desfile oficial, ainda sem a ordem de apresentações definida. Ano passado a definição da ordem do desfile ocorreu em setembro.

Indefinições em duas agremiações


Com retorno anunciado para 2024, a escola de samba Em Cima da Hora, do bairro Monte Castelo, chegou a anunciar que iria reeditar o enredo e samba de enredo de 2004 (Pátria Amada Brasil), mas,  com a saída do presidente Yago Trindade, que deixou a agremiação em setembro, nada mais se falou oficialmente a respeito dos destinos da escola.

Outra agremiação tradicional no carnaval trirriense, afastada desde o desfile de 1978, a Unidos do Caixa D´água, a mais antiga escola de samba da cidade, também anunciou que estaria de volta após 45 anos de ausência. Mesmo prejudicada com as recentes chuvas que caíram na região, a agremiação vem divulgando nas redes sociais que está prestes a retornar à avenida, o que ainda não se concretizou oficialmente junto ao poder público.

Se teremos cinco ou sete escolas de samba desfilando na Avenida Condessa do Rio Novo, só o pouco tempo dirá, até que a organização do desfile para 2024 defina todo o processo junto à Prefeitura de Três Rios que deverá garantir mais um desfile grandioso, como foi o desse ano, após dois anos de ausência (2021 e 2022) por conta da pandemia da covid-19.

full-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem