Dom Mauro Morelli, o Bom Samaritano

Todos conhecemos a parábola do Bom Samaritano, contada por Jesus. Frente a um ferido e abandonado na estrada pelos conterrâneos insensíveis, um estrangeiro, samaritano, deu-lhe o devido socorro e garantiu-lhe os custos da hospedagem para a sua plena recuperação (cf. Lc 10,25-37). E quando a Igreja no mundo inteiro rezava, na última segunda feira, 9 de outubro, esse Evangelho – acredito que não por mera coincidência, mas por disposição de Deus mesmo – fomos impactados com a notícia do falecimento de Dom Mauro Morelli, bispo emérito de Duque de Caxias e São João de Meriti, Bispo dos pobres com fome, em Belo Horizonte, aonde residia ultimamente.

Dom Mauro foi inicialmente bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo e primeiro bispo da Diocese de Duque de Caxias e São João de Meriti, RJ.Sua atuação à frente do episcopado se destacou na luta por uma igreja aberta aos problemas do mundo e na luta pela dignidade humana. Antecipou-se ao Papa Francisco instituindo, no início de seu pastoreio na baixada fluminense, o primeiro Sínodo Diocesano. Nos anos 1986 a 1990, juntamente com o Pastor Presbiteriano Jaime Wright e Dom Waldir Calheiros, Bispo de Barra do Piraí-Volta Redonda, integrou a junta jurídica do Serviço Paz e Justiça na América Latina, SERPAJ-AL, organização internacional de Defesa dos Direitos Humanos, e organismo consultivo da ONU presidida por Adolfo Pérez Esquivel, Prêmio Nobel da Paz de 1980.

Destacou-se sobretudo, pelo combate à miséria e à fome e pela luta pela ética e cidadania, junto com Junto com Herbert José de Sousa, o Betinho. Foi um dos fundadores do Movimento pela Ética na Política.Esteve à frente da criação do conceito de “segurança alimentar” enquanto combate à fome. Em São João de Meriti, foi o articulador do programa Mutirão de Combate à Desnutrição Materno-Infantil. Foi membro do Comitê Permanente de Nutrição da ONU. Foi presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional-CONSEA durante o governo Itamar Franco, de 1993 a 1994, além de presidente do CONSEA-MG e CONSEA-SP.Em 2004 fundou o Instituto HARPIA HARPYIA – Agência de Defesa e Promoção do Direito à Alimentação e Nutrição, com sede em Indaiatuba, São Paulo, e, acolheu profeticamente em sua Diocese de Duque de Caxias o 10º Encontro Intereclesial das CEBs.

E, em meio a essas grandes atuações pastorais muito apoio-nos na missão social de nossa região. Em Sapucaia a criação da Pastoral da Terra, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, do Clube de Mães e da COOPAIM-Cooperativa dos Produtores de Mandioca. Fez-se pessoalmente presente, por quatro vezes, com sua amorosa e profética solidariedade, sobretudo quando ameaçado de morte. Apoiou em Três Rios e região a criação da Pastoral Operária e as lutas do Sindicatos dos Metalúrgicos. Cofiou-nos a reitoria Casa Santa Maria, seminário interdiocesano de Duque de Caxias-São João de Meriti, Barra do Piraí-Volta Redonda, Nova Friburgo e Valença.

Em 2005 o Papa aceitou sua renúncia ao cargo de bispo diocesano para dedicar-se às alternativas da “segurança alimentar” dos miseráveis. Repetia insistentemente: “Ser pobre é ter dignidade, comida na mesa, saúde, educação, saneamento básico... Quando falta isso é miséria mesmo!’. Vinha morando nos últimos anos em São Roque de Minas, na Serra da Canastra, Diocese de Luz, MG, com o objetivo de construir na região um centro inter-religioso de discussão sobre o meio ambiente e uma área dedicada à agricultura familiar. Por fim estava em Belo Horizonte, cuidado da própria saúde e empenhado aperfeiçoamento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (cf Wikipédia).

Permito-me concluir essa coluna compartilhando a profunda dor pela perda de tão querido amigo, com quem conversa pessoal e assiduamente, Um Bom Samaritano para minha caminhada de fé e pastoral. Orando desde que recebi tão dura notícia, agradeço a Deus pelos dons de sua missão profética e, não posso omitir, pela amizade a mim dispensada e sobretudo – alicerçado na fé em Jesus ressuscitado – pela esperança-certeza de sua ressurreição!

Medoro, irmão menor-padre pecador

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem