Primavera dos Museus


A Primavera dos Museus é uma ação anual coordenada pelo Ibram - Instituto Brasileiro de Museus com duração de uma semana, que visa mobilizar os museus brasileiros a elaborarem programações especiais voltadas para um mesmo tema, o qual é escolhido pelo próprio Ibram. O evento ocorre na semana que inicia a estação da primavera e tem como objetivos, entre outros: a) promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros; b) aumentar o público visitante das instituições; c) intensificar a relação dos museus com a sociedade.

O tema dessa edição Memórias e Democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas é a inspiração para a realizaçãodas atividades da 17a Primavera dos Museus, oferecendooportunidades para refletirmos sobre a construção dademocracia de seus agentes.

A história da formação do Brasil, na tarefa de implementarum regime efetivamente democrático e que, ao mesmotempo, fosse capaz de garantir e de criar direitos, é marcadapor crises e interrupções, como a que vivemos, no dia 8 dejaneiro de 2023, com a ameaça de golpe de Estado e osataques terroristas ao patrimônio histórico, cultural e àdimensão política de nosso país.

É por reconhecer que a democracia se faz a muitas mãos,que associamos o debate sobre a retomada da construção da democracia com a participação de muitos dos seusagentes ainda hoje invisibilizados ou marginalizados.

No contexto de um novo governo que promove areconstrução e união do Brasil, queremos estimular que osmuseus, detentores e promotores da memória, da cultura, edas artes, contribuam para o reconhecimento, a valorizaçãoe o protagonismo das pessoas LGBT+, indígenas equilombolas na produção das suas próprias memórias.

Onde estão essas pessoas nos museus? Que acervosrepresentativos de suas culturas eles preservam? Como elessão apresentados para a sociedade e como os museuscontribuem para seu reconhecimento e valorização? Quemos museus ouvem quando tratam de pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas?

O texto acima é do Ibram, referência para as discussões das questões apresentadas.

Em Três Rios, essa será nossa quarta participação no evento na Casa de Cultura e futuro Museu Histórico, na sede da Praça São Sebastião, 224 – Centro. O Museu ainda não está institucionalizado como equipamento cultural conforme designado pela cessão do imóvel para o município. A Casa de Cultura abriga o acervo histórico que fará parte do Museu Histórico.


Por Vera Alves - Coluna Centro Sul





Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem